Como represar um pequeno córrego

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

As barragens são estruturas que impedem o fluxo de água de um rio ou córrego, podendo ser naturais ou construídas artificialmente. Você mesmo pode represar um córrego pequeno no quintal de casa, usando pedras grandes e sacos de areia, um método popular para represar um córrego. Empilhe tais materiais em camadas alternadas, começando pelo leito do córrego. O jeito mais eficiente de se represar um pequeno riacho é utilizando madeira.

Passo 1

Meça a largura do córrego no ponto onde você irá represá-lo e, de acordo com ela, construa uma ponte. Se o córrego tiver cerca de 1,20 m de largura, deite sobre ele, de modo atravessado, dois caibros 2 x 6 ou 2 x 10, dessa mesma largura. Arranje quatro caibros de madeira 2 x 4 com cerca de 30 cm a mais que a largura do córrego, para servirem de pedestais e armação.

Passo 2

Enfie os dois caibros 2 x 4 para dentro do leito do córrego, de cada lado da ponte provisória, com uma marreta. Certifique-se de que eles estejam bem fixos e na vertical. Faça o mesmo com os dois caibros restantes, atrás dos originais, para servirem de armação. Eles devem ser compridos o bastante para ficar acima da água, mesmo durante a cheia.

Passo 3

Para uma barragem de cerca de 1,20 m, se estiver usando caibros 2 x 6 (que possuem 15 cm de largura), divida 120 cm por 15 para saber quantos deles serão necessários, no caso, serão oito. Deite-os de comprido, contra cada uma das armações, entre o pedestal e a armação. Para um córrego de cerca de 1,20 m de largura, utilize caibros com aproximadamente 1,50 m de comprimento.

Passo 4

Empilhe pedras e sacos de areia contra ambos os lados da parede que você acabou de erguer. Isso conservará a barragem e protegerá a madeira, de forma que ela durará mais tempo.

Mais recentes

×