×
Loading ...

Como represar um rego para fazer uma lagoa

Barragens ou represas de regos são um método típico para construir lagoas de fazendas e alcançar dois objetivos complementares. Primeiramente, interrompem a erosão do solo. Além disto, depois de cheias, as lagoas de fazendas podem ser usadas para o gado, para a pesca ou até para natação. Sua lagoa deve se grande o suficiente para acomodar o escoamento que está causando a erosão de sua ravina. As lagoas circundadas por terra somente ou encostas íngremes podem se encher de sedimentos facilmente. Mas todas as lagoas eventualmente se enchem ou de sedimentação ou por um processo chamado eutrofização, pelo qual lagoas ricas em nutrientes acabam se enchendo de ervas daninhas.

Instruções

Geralmente os regos em fazendas são represados para criar lagoas (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Note qual será o uso de sua lagoa proposta. Se para viveiros de peixes, devem ter profundidade de, pelo menos, 2,40 metros e uma área de superfície de no mínimo 4.046 metros quadrados. Os tanques para gado pode ser bem menores.

    Loading...
  2. Meça a margem de sua lagoa. Ela deve estar totalmente dentro de sua propriedade. A área da bacia hidrográfica que você pretende drenar deve ter aproximadamente 10 vezes a área de superfície de sua lagoa.

  3. Desvie todo escoamento dos pastos o gado, do sistema séptico e dos currais de sua bacia hidrográfica, caso pretenda usar a lagoa para recreação, pesca ou vida aquática silvestre ou mesmo gado. Se não for possível desviar um escoamento contaminado, encontre outro local para a sua lagoa.

  4. Marque com estacas de madeira a linha costeira proposta.

  5. Encontre o lugar que pretende represar no riacho. As voçorocas causam erosão a jusante, e o local de sua barragem deve estar próxima à porção com mais erosão do riacho.

  6. Identifique o conteúdo de terra em torno do rego e no âmbito de sua lagoa proposta. A terra arenosa não é adequada para barragens. Quanto mais argila houver no solo , melhor será a represa.

  7. Assegure todas as permissões dos órgãos públicos para escavar a lagoa, construir a barragem e escoamento para colheitas. Programe todas as inspeções necessárias e pague todas as taxas exigidas.

  8. Escave uma depressão em form ade tigela acima de sua barragem usando uma retroescavadeira, e deixe na barragem a terra escavada em forma de "U". A parte inferior do "U" deve estar defronte à sua lagoa proposta.

  9. Compacte a terra escavada no local da barragem usando calcadeiras manuais. Faça uma inclinação a jusante em sua barragem a um ângulo de cerca de 30 graus.

  10. Introduza um cano de descarga de 15 cm de diâmetro através do nível de sua barragem com a sua linha costeira. A água fluirá através desse cano quando se elevar na lagoa acima da linha costeira proposta.

  11. Incorpore uma galeria metálica de escoamento à jusante, no lado inclinado de sua barragem, embaixo do tubo de descarga. A galeria impedirá que o fluxo excessivo cause erosão no terreno inclinado de sua barragem.

  12. Remova todas as árvores e arbustos acerca de 12 metros da área de sua represa. Plante grama no declive de sua barragem. Dependendo da linha costeira e do tamanho de sua lagoa, poderá levar até um ano para ela se encher de água.

Loading...

Dicas

  • Geralmente aparecem peixes nas lagoas de fazendas. Uma explicação pode ser que as aves aquáticas transportem seus ovos nas patas.
  • Os peixes dessas lagoas alimentam-se de mosquitos.

O que você precisa

  • Estacas de madeira
  • Permissão
  • Escadeira
  • Calcadeira manual
  • Tubulação de descarga de 15 cm de diâmetro
  • Galeria metálica de escoamento
  • Semente de grama

Referências

Loading ...
Loading ...