×
Loading ...

Como restaurar uma vela quebrada

As velas são objetos surpreendentemente frágeis. Pelo fato da cera ser relativamente macia, muitos fabricantes adicionam substâncias para dar maior firmeza às suas velas, como Vybar por exemplo, para que as ceras de parafina forneçam uma textura de melhor acabamento. Ainda assim, as velas mais finas lascam, racham e se quebram com facilidade. Quanto mais estreita uma vela, maior a probabilidade de que qualquer impacto a quebre em duas partes - as quais permanecerão unidas apenas pelo pavio. É possível reparar uma vela quebrada, muito embora ela jamais volte a ter a perfeição anterior.

Instruções

Restaurar velas quebradas ou rachadas pode ser simples e rápido; veja os procedimentos a seguir (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Derreta uma pequena quantidade de cera em banho-maria. Se a vela quebrada for composta de cera de abelhas, derreta, então, esse tipo de cera; caso a vela seja feita de parafina, derreta, pois, parafina. Não é necessário adicionar pigmentos ou essências para combinar com a vela a ser restaurada.

    Loading...
  2. Deite a vela quebrada em um pedaço de jornal, papel manteiga ou papel vegetal.

  3. Mergulhe o pincel na cera quente e coloque cuidadosamente um pouco de cera sobre as partes rachadas. Execute tal processo rapidamente, uma vez que a cera tende a secar bastante rápido em contato com o ar. Continue "pintando" com cera o interior e o exterior das partes quebradas, segurando-as unidas até que a vela esteja rija. O exterior da vela pode não ficar tão bonito, porém, não se preocupe com isso no momento; deixe-a esfriar.

  4. Note se a vela esfriou o bastante e se encontra suficientemente rija ao ser colocada em um castiçal ou porta-velas. Para isso, pouse gentilmente sua vela no castiçal: caso se quebre novamente, repita os procedimentos de 1 a 3.

  5. Remova a vela do castiçal e, delicadamente, utilizando uma faca afiada, retire quaisquer excessos de cera ao redor daquela. Limpe gentilmente os resquícios de cera usando um tecido macio.

  6. Em seguida, aplaine e finalize sua vela, aquecendo-a levemente com o soprador térmico por um ou dois segundos. Se este processo demorar mais que o citado, provavelmente sua vela será danificada ao invés de concertada.

    Caso não possua um soprador térmico, utilize um simples secador de cabelos.

  7. Mergulhe sua vela em parafina para refiná-la. Esse procedimento é opcional.

    Derreta cera de velas em uma panela ou lata, em banho-maria. Aqueça-a por volta de 80ºC. Monitore a temperatura com um termômetro específico.

    Esquente rapidamente a vela com o soprador térmico; mergulhe-a em parafina quente por três segundos. Se as velas finas constituírem um par, execute o mesmo procedimento com ambas, a fim de combinarem. Permita que as velas sequem.

Loading...

Dicas

  • Sempre derreta a cera em banho-maria.
  • Mantenha seu equipamento para velas separado de seus equipamentos de cozinha.

Aviso

  • Nunca acenda uma vela e a deixe queimar enquanto você não se encontrar no recinto; pode ser perigoso.

O que você precisa

  • Cera
  • Panela ou caldeirão para banho-maria
  • Pincel
  • Jornal velho, papel manteiga ou papel vegetal
  • Castiçal ou porta-velas
  • Faca pequena e afiada
  • Tecido macio
  • Pistola de calor (soprador térmico) ou secador de cabelos
  • Panela para cera (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...