Como retirar o mato entre os pisos da calçada

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Para acabar com o mato que cresce entre os pisos da calçada, arranque-o e crie condições desfavoráveis para que ele volte a crescer. Mato é um termo genérico que representa inúmeras plantas menores e oportunistas, sendo que cada espécie é adaptada para um tipo de solo e ambiente diferente. Os espaços entre os pisos da calçada oferecem um ambiente ensolarado para que o mato se desenvolva caso não haja manutenção no local.

Passo 1

Arranque com as mãos o mato entre os pisos da calçada ou utilize a pá para jardinagem. Arranque toda a planta, incluindo as raízes.

Passo 2

Passe o rastelo ao redor dos pisos e nos espaços entre eles para garantir que todos os resíduos orgânicos sejam removidos.

Passo 3

Soque o cascalho bem entre os pisos utilizando a pá de jardinagem. Encha as frestas até ficar faltando cerca de 6 mm para chegar até em cima. O cascalho proporciona condições desfavoráveis para o crescimento do mato.

Passo 4

Despeje a brita sobre o cascalho até cobrir os 6 mm que ficaram faltando para preencher as frestas. Soque bem a brita com a pá para que as pedras fiquem abaixo do nível dos pisos. A brita ocupará o espaço que antes poderia ser ocupado por resíduos orgânicos.

Passo 5

Varra a calçada regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e resíduos orgânicos.

Mais recentes

×