×
Loading ...

Como reutilizar metal

A utilização de metais reciclados é abundante em serviços e bens de consumo, cada tonelada de sucata de metal reutilizado economiza meia tonelada de minério de ferro. Tachinhas, materiais de construção, eletrodomésticos e latas de sopa exemplificam algumas das centenas de produtos potencialmente recicláveis. As leis globais, federais, estaduais e locais em 2010 enviaram uma mensagem clara sobre a importância da reciclagem de metais e de não enterrá-los em aterros. Velhos equipamentos de lavanderia, aquecedores de água, aparelhos de cozinha e automóveis, transformam-se em coisas novas através da reciclagem.

Metal reciclado pode se transformar em latas (for recycling image by Alexander Afonin from Fotolia.com)

Tudo em aço

Hoje em dia, muitos dos produtos de aço contêm material reciclado. A produção de bens com aço reutilizado gasta 75% menos energia do que com o minério extraído. O Instituto de Reciclagem de Aço relatou em 2008 que 83,3% de todos os produtos siderúrgicos produzidos vieram da reciclagem, tornando o setor um dos maiores consumidores do metal reprocessado. Aço recuperado e reutilizado nunca perde sua durabilidade e qualidade, fazendo com que a produção de itens como hidrantes, mesas e pontes tenha menor custo e seja mais ecologicamente sensíveis.

Loading...
Arame farpado é uma utilidade para o aço reciclado (steel image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Indústria de automóveis

No século XXI, o alumínio está no topo da lista de metais recuperados; dentre todo o alumínio já fabricado, 73% permaneceu em uso a partir de 2010. Os americanos usam mais de 200 milhões de latas de alumínio diariamente, e a reciclagem produz mais que 50% desses recipientes. As indústrias de alumínio e automobilística preveem que 50% do metal estimado para uso com automóveis até 2020 será consistuído de material reutilizado. Globalmente, o alumínio recuperado em automóveis, começando com modelos de 2006, continua a ter um crescimento constante, especialmente na Europa e Japão. Em 2020, a China, reutilizando alumínio em veículos, deve superar as montadoras japonesas. Atingindo novos recordes, 22% dos capôs de automóveis dos EUA inclui alumínio reciclado. A substituição de componentes de ferro e aço em automóveis torna o veículo de 45 a 50% mais leve, aumentando a eficiência do combustível, sem perda dos fatores de segurança.

Os automóveis utilizam cada vez mais alumínio reciclado a cada ano (car image by bright from Fotolia.com)

Joias e odontológicos

As estruturas de metal utilizadas em construções e os dentistas formam a segunda maior fonte mundial de suprimentos de ouro, prata e platina. A reciclagem de joias, a maior fonte de metais preciosos reciclados, fornece cerca de 83% do mercado global. Joias e arte compõem 84% dos usos de reciclados de metais preciosos, enquanto a eletrônica emprega 8% e a área odontológica, 10% de reciclagem. Passando de 4 milhões de litros em 1997, para mais de 9 milhões de litros em 2006, a recuperação de ouro pela reciclagem representa 25% da oferta global.

Joias de ouro recicladas quase sempre se tornam novas peças de joias (gold chain image by leafy from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...