Como fazer um sabão caseiro à base de gorduras vegetais

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os sabões caseiros à base de gorduras vegetais são feitos exatamente iguais aos outros, exceto que não se usa a gordura animal. As gorduras vegetais são mais facilmente absorvidas pela pele e não obstruem os poros como algumas gorduras de animais fazem, causando agravamento de doenças de pele, tais como o eczema. Os vegans, as pessoas que não comem e não usam nenhum produto animal processado, são os melhores fregueses para esses sabões.

Passo 1

Pese 900 g de gordura vegetal, 840 ml de óleo de coco e 720 ml de azeite de oliva em uma balança de cozinha. Adicione-os em uma panela de aço inoxidável e leve ao fogo médio para derretê-los. Remova a panela do fogo e deixe de lado para esfriar.

Passo 2

Coloque os óculos de proteção, as luvas e a máscara contra poeira. Coloque um copo de papel em cima da balança e encha-o com 360 g de soda cáustica. Coloque água na caçarola e adicione a soda devagar enquanto estiver mexendo. A mistura de soda aquecerá rapidamente, mas fique mexendo-a até que toda a soda esteja completamente misturada na água.

Passo 3

Deixe a mistura de soda esfriar até 30 °C, o que levará em torno de 20 minutos. Verifique a temperatura dos óleos derretidos, pois eles também deverão estar em torno de 25 °C a 30 °C. Despeje a mistura de soda na mistura de óleo frio.

Passo 4

Bata com um mixer até que a mistura fique parecida com um pudim e os traços da lâmina do mixer fiquem por cima ao invés de afundar novamente nela.

Passo 5

Despeje a mistura no molde para sabão e deixe-a assentar por no mínimo 24 horas.

Passo 6

Remova o sabão do molde e deixe-o curar por oito semanas.

Mais recentes

×