O que são sanções em sociologia

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Normas sociais são regras que a maioria das pessoas obedecem todos os dias sem pensar a respeito. Vestir roupas, ser pontual, dormir na cama e comer com garfo ou colher são normas sociais no Brasil. Sanções ajudam a reforçar o sistema de valores da sociedade e apoiar crenças comuns sobre o que é certo e errado. Sanções podem ser positivas e negativas, físicas ou psicológicas, formal e informal. Em sociedades complexas, valores sociais frequentemente se tornam lei.

Normas

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Normas sociais são costumes, morais e leis. Costumes são etiquetas e hábitos de uma cultura que não são criticamente importantes para a sociedade como um todo. Respeitar os mais velhos e ser quieto à noite são costumes. Moral são regras de comportamento onde a violação colocaria a sociedade em perigo. Matar, roubar, atear fogo na casa de alguém, colar em provas e mentir são violações da moral. Leis são normas formalizadas.

Positivo e negativo

Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images

Quando a sociedade aplica uma sanção positiva, significa que os controles sociais são bem-sucedidos; um comportamento desejável ocorreu e então recompensado. As sanções negativas e positivas são combinadas com outras formas de sanções. O comportamento correto obtém sanções positivas para reforçar o comportamento através de elogios e recompensas. O comportamento incorreto obtém sanções negativas que podem ser médias ou severas, físicas ou psicológicas, dependendo das circunstâncias.

Física e psicológica

Creatas/Creatas/Getty Images

As sanções físicas trazem prazer ou dor no sentido físico ao passo que as psicológicas se direcionam às emoções e sentimentos. Vergonha é uma sanção psicológica usada para reprimir comportamento indesejado ou agressivo assim como meios de dominar e manipular status social. As sanções físicas podem incluir colocar uma criança de castigo ou deixá-la sentada no canto do cômodo. Sanções físicas para comportamento positivo em crianças incluem abraços, um tapinha nas costas ou mesada.

Formal e informal

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

As sanções informais lembram aos indivíduos que seus comportamentos são desagradáveis. Alguns exemplos são franzir a testa, sorrir sem graça, condenação, elogio, aplauso ou rejeição. Quando sanções informais não são mais suficientes para trazer conformidade à tona, as normas se tornam leis que são puníveis por sanções formais como prisão, condicional ou serviço comunitário. Entidades formais como a polícia, cortes e instituições de correção reforçam a lei e punem aqueles que agem contra elas.

Sanções combinadas

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Ambas as sanções formais positivas e negativas são tipicamente públicas, como conceder prêmios, anúncios, novos artigos, desfiles e corte. As psicológicas informais positivas e negativas são ações feitas por grupos de pessoas e incluem fofoca, parabenização, ridicularização ou rir dos outros. Sanções negativas informais ocorrem tipicamente em lugares públicos, como na escola, biblioteca ou igreja onde o comportamento do ofensor resulta em expulsão.

Mais recentes

×