×
Loading ...

O que é a saturação por bases nos solos?

Saturação por bases é a quantidade de íons com carga positiva, com exceção dos íons de hidrogênio e alumínio, que são absorvidos na superfície das partículas do solo, e é medida e avaliada percentualmente. Ela está positivamente relacionada ao pH do solo, pois um valor de saturação de bases alto indica que os locais de troca de uma partícula de solo são dominados por íons não ácidos.

Saiba o que é a saturação por bases nos solos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Usos

A saturação por bases fornece informações úteis de acidez, disponibilidade de nutrientes e fertilidade geral do solo. Ela também permite determinar a capacidade de um solo atuar como proteção contra o acúmulo de ácido e o potencial de lixiviação dos minerais.

Loading...

Troca de cátion

Íons com carga positiva, como o cálcio e o magnésio, são cátions e absorvem as partes do solo carregadas negativamente chamadas de locais de troca de cátions. A facilidade com que esses íons podem ser removidos ou adicionados a esses locais do solo é um indicativo de quão facilmente a saturação por bases pode mudar.

Aplicações de fertilizante

O nitrogênio é um componente comum em muitos fertilizantes comerciais. As plantas podem utilizar mais eficientemente o nitrogênio amoniacal em relação a outras formas de nitrogênio e amônia com carga positiva. Portanto, conhecer os cátions absorvidos pelos locais de troca de cátions pode permitir aplicações de fertilizante especificamente adaptadas e cronometradas.

Química do solo

A disponibilidade de nutrientes, o pH e a facilidade com que os íons são absorvidos e retirados das partículas de solo determinam a funcionalidade global do mesmo. Plantas e micróbios do solo exigem condições específicas para prosperar, e a saturação por bases é uma boa forma de medir as condições gerais do meio.

Classificação de solo

A saturação por bases é um dos parâmetros utilizados pelo Department of Agriculture, Natural Resource Conservation Service dos Estados Unidos para classificar os solos apropriadamente. Por exemplo, argissolos são solos que sofrem a lixiviação de argilas e sais minerais e, geralmente, têm uma saturação por bases inferior a 35%. Por outro lado, os luvissolos têm lixiviação moderada e saturação por bases superior a 35%.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...