Como selecionar tintas não tóxicas para usar em brinquedos de madeira

Paint brush and aqua paints image by PaulPaladin from Fotolia.com

Pintar brinquedos de madeira pode ser uma maneira divertida e excitante de personalizar um carro ou renovar brinquedos usados. Para a segurança da criança e do pintor, é importante que somente tintas não tóxicas sejam usadas.

Aprenda sobre tintas não tóxicas

Step 1

Entenda que existem três categorias de tintas não tóxicas. Sendo que "não tóxicas" é um termo amplo que se refere a tintas e acabamentos; essas categorias incluem tintas naturais, zero e COV (Compostos Orgânicos Voláteis).

Step 2

Reconheça que tintas e acabamentos liberam emissões no ar durante anos. Os níveis de COV recentemente têm sofrido regulamentos ambientais exigindo que fabricantes de tinta desenvolvam tintas e acabamentos com baixo teor de COV ou sem COV.

Step 3

Selecione a tinta para usar com COV na proporção de 20 litros dela por litro de COV ou menos. A adição de uma tonalidade de cor geralmente aumenta o nível de COV, por isso escolha cuidadosamente as matizes.

Step 4

Fique com a tinta da mais alta qualidade de qualquer fabricante. Quanto menor a qualidade, maiores são as chances de descascar e de um aumento dos níveis de COV.

Step 5

Reconheça que as tintas de látex são geralmente de baixo teor em COV e tintas à base de óleo têm teores mais elevados. Leia atentamente o rótulo, já que algumas tintas à base de óleo foram modificadas para se adequar aos critérios de conteúdo de baixo COV.

Step 6

Visite o site da Agência de Proteção Ambiental dos EUA para verificar requisitos e mais informações sobre a segurança da tinta.

Customize brinquedos de madeira com tintas não tóxicas

Step 1

Selecione brinquedos feitos de uma madeira sólida natural, como pinho branco, bordo duro ou bétula. Aplique tinta no brinquedo em camadas finas e permita uma secagem total entre as aplicações.

Step 2

Passe tempo com seu filho personalizando o projeto de um brinquedo de madeira de tração com passageiros de madeira. Use uma cor diferente de tinta para cada passageiro.

Step 3

Selecione um selante não tóxico. Isso fará com que seja mais fácil limpar os brinquedos.

Step 4

Encontre tinta para destacar as cores do mobiliário e decoração de paredes. Faça a área de brincadeiras de seu filho um lugar divertido com muita cor.

×