×
Loading ...

Como saber o sexo do seu camaleão

Camaleões, com sua longa expectativa de vida, semblante saudável e extravagante mudança de cor, são mantidos como animais de estimação por amantes de répteis. Ao contrário de muitas outras espécies de lagarto, várias diferenças físicas distinguem os camaleões masculinos dos femininos. Para determinar o sexo de um camaleão, tome nota das esporas do tarso do animal, da crista da cabeça, do tamanho e da coloração.

Instruções

A crista alta da cabeça e a coloração distinta deste camaleão sugerem que ele é um macho (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Verifique se há esporas no tarso. Esses inchaços triangulares se projetam a partir das patas traseiras dos machos, logo atrás dos pés. A presença ou ausência do esporão tarsal pode determinar o sexo de um camaleão de qualquer idade. Outras diferenças sexuais tornam-se visíveis apenas na idade adulta.

    Loading...
  2. Meça a crista principal e observe sua forma. Um camaleão macho tem uma crista maior e mais ereta do que a fêmea. A crista da cabeça de um camaleão macho mede 2 a 7 cm, e se estende para cima a partir do topo da cabeça. A crista da cabeça de uma fêmea mede 2 cm e se curva, voltada para o corpo.

  3. Meça o comprimento do camaleão, a partir do nariz até a ponta da cauda. Um camaleão macho cresce até um comprimento de 40 a 50 cm, enquanto uma fêmea atinge apenas de 30 a 35 cm.

  4. Observe a coloração. Embora os camaleões sejam famosos por suas habilidades de mudança de cor, um macho saudável mostra cores mais brilhantes e marcantes, enquanto a coloração de uma fêmea é mais escura, mais confusa e moderada.

Loading...

O que você precisa

  • Régua

Referências

Loading ...
Loading ...