Sinais de raiva em hamsters

••• hamster image by Vasiliy Koval from Fotolia.com

Um hamster raivoso em sua gaiola parece ser um cenário bastante improvável, mas se essa bolinha bonitinha de pelos mordê-lo, o pensamento da raiva pode passar pela sua mente. A maioria dos hamsters vivem em condições de isolamento que os impedem de serem expostos à raiva, mas você precisa ter certeza. Afinal de contas, os hamsters são mamíferos, e qualquer mamífero pode contrair a raiva. Para ajudá-lo a decidir, avalie sinais da doença em seu animal, e em caso de dúvida, ligue para o seu veterinário.

Anfitrião improvável

De acordo com o Merck Medical Manual, hamsters e outros roedores são hospedeiros muito improváveis ​​da raiva. Na maioria dos casos é provavelmente seguro assumir que o seu hamster não tem raiva. No entanto, a qualquer momento, se ocorrer desse animal morder, é sempre melhor consultar um médico se você tiver alguma dúvida. Só porque é raro não quer dizer que seja impossível.

Sinais

Embora a raiva não possa ser diagnosticada apenas por seus sintomas, existem alguns sinais que você pode prestar atenção para que possa ajudá-lo a determinar se o seu hamster é portador dessa doença. A Louisiana State University School of Veterinary Medicine afirma que os seguintes sinais são típicos de qualquer animal com raiva e se aplicarão ao seu hamster, se for o caso. O animal parecerá irritado, furioso e morderá qualquer coisa e tudo ao seu redor, mesmo as coisas não-vivas. Pode fazer barulhos estranhos ou som diferentes ao fazer seus ruídos normais. Também pode haver alguma paralisia, normalmente começando nas patas traseiras e movendo-se ao longo do corpo. Eventualmente, os músculos do pescoço, garganta e queixo ficam paralisados.

Espumando pela boca

more bats 64. image by mdb from Fotolia.com

Alguns sintomas da raiva levam as pessoas a chamá-la de "hidrofobia" (medo de água) ou a referir-se a uma pessoa ou um animal com a boca espumando. O primeiro desses sintomas é a salivação excessiva. A segunda é uma significativa dificuldade de realizar a deglutição. Os dois juntos causam a acumulação da saliva na boca e faz parecer espuma na boca, porque o animal fica incapaz de engolir as quantidades de saliva que são produzidas. A ideia de que ter raiva faz você ter medo de água também está relacionada a esses dois sintomas, pois qualquer um ou qualquer coisa que não consiga engolir evitará beber. Se seu hamster tiver raiva, aparecerá a espuma pela boca e ele estará com excesso de saliva.

Mais recentes

×