×
Loading ...

Sinais e sintomas de envenenamento por pesticidas em cães

Existem mais de 300 ingredientes ativos utilizados em pesticidas. Dos lares norte-americanos, 85% possuem de três a quatro produtos que os contêm. Eles são usados extensivamente em nossas casas e jardins com a função de repelir, prevenir e reduzir todos os tipos de pragas. Como os cães passam seu tempo tanto dentro como fora de casa, eles têm acesso a muitos pesticidas que podem ser ingeridos, inalados e absorvidos através da pele. Os sintomas podem ser leves ou graves, sendo alguns até fatais.

Saiba como reconhecer se seu cão foi envenenado por um pesticida (Janie Airey/Digital Vision/Getty Images)

Organofosforados

O pesticida organofosforado é usado para o controle de pragas e pode ser encontrado em produtos contra vespas, formigas, cupins e pulgas. Ele pode ser ingerido ou absorvido através da pele do seu cão, produzindo diferentes sintomas. Os leves incluem sudorese, tremores, constrição das pupilas e salivação excessiva, já os sintomas moderados incluem vômitos, pulso lento e tremores musculares incontroláveis e alguns sintomas graves são inconsciência, perda de reflexos, diarreia, coma e morte.

Loading...

Rodenticidas

Os rodenticidas incluem varfarina, estricnina, metaldeído e tálio. Esses pesticidas são usados para matar roedores e são geralmente o mais letal de todos. Os cães são envenenados por comer a isca e também pode ter um envenenamento secundário por comer o roedor contaminado. Os sintomas leves são depressão, letargia, anemia e fraqueza. Os graves incluem hemorragia, convulsões violentas, paralisia respiratória e morte. Esses pesticidas agem muito rapidamente, por isso os sintomas não devem ser ignorados.

Piretroides

Os piretroides incluem aletrinas, piretrinas, permetrinas e cialotrinas. Eles são usados em coleiras e xampus anti-pulgas. A maioria são transdérmicas e afetam o sistema nervoso de um cachorro. Os sintomas incluem salivação, tremores, hiperatividade, convulsões e morte.

Com base em metaldeído

Os venenos com base em metaldeído são usados contra lesmas, caracóis e em iscas de ratos. Os cães comem a isca ou lambem suas patas depois de andar no chão com o veneno. O envenenamento com metaldeído resulta em cólicas abdominais, convulsões, vômitos e morte. Pode-se demorar vários dias para um cão morrer desse pesticida se não tratado a tempo.

Arsênico

O arsênico é encontrado em herbicidas, inseticidas, pesticidas e conservantes de madeira. O envenenamento ocorre quando o arsênico é ingerido, sendo esse um irritante gastrointestinal. Ele produz vômitos, diarreia, dores de estômago severa, coma e morte. A maioria dos cães morrem dentro de algumas horas depois de comer arsênico.

Reconheça os sintomas

Reconhecer os sintomas comuns da intoxicação por pesticidas pode ajudar a salvar seu cão. É necessária uma ação rápida para o veterinário determinar o tratamento. A maioria dos pesticidas podem ser fatais. Se você suspeita que seu cachorro foi envenenado, leve-o ao veterinário imediatamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...