×
Loading ...

Como os sintetizadores funcionam?

Um sintetizador é uma máquina — frequentemente, mas nem sempre, ligada a um teclado — que pode mudar os sons para reproduzir diferentes instrumentos musicais. Ele também pode mudar os sons para que eles sejam diferentes de qualquer timbre conhecido. "Sintetizar" significa criar algo novo, geralmente a partir de partes antigas. Um sintetizador cria novos sons e música de elementos antigos, misturando sons e manipulando as ondas sonoras.

Os sintetizadores são muito usados por músicos atualmente (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A frequência de ondas sonoras

Três características afetam a qualidade e tipo de som: sua frequência, sua forma e seu envelope de ADSR. O quão grave ou agudo um som é, ou seu timbre ou tom, é determinado principalmente pela velocidade de vibração das ondas sonoras. Isso é chamado de frequência. Quanto mais rápidas forem as vibrações, maior é a frequência e o timbre. A energia nessas ondas é chamada de amplitude, e produz sons mais altos ou baixos.

Loading...

As formas de ondas sonoras

A segunda característica que determina o som é a forma da onda sonora. Diferentes instrumentos geram ondas de formas diferentes — por exemplo, um trombone faz uma onda com a forma de zigue-zague, enquanto um órgão cria uma onda de forma quadrada. Uma nota pura, como uma gerada por um diapasão, tem um perfil suave e ondulado e é chamado de onda senoide. Os instrumentos musicais não só produzem uma onda; eles também criam outras menores em tons mais agudos que se combinam para formar um som mais rico e complexo.

Perfil das ondas sonoras

Cada som tem o que é chamado de envelope ADSR, que se refere às variações de amplitude. A sigla significa: "ataque", que é a velocidade com que o som chega ou volume máximo; "decaimento", quem é quando o volume diminui levemente; "sustentação", o volume na qual ele se mantém; e "repouso", quanto tempo ele fica no ar quando não está mais sendo produzido. Diferentes sons levam diferentes formas de envelopes ADSR, e isso afeta como eles chegam aos nossos ouvidos — acentuado ou gentil, rangido ou suave.

Misturando tudo

Os sintetizadores têm a habilidade de manipular essas três características do som — frequência, forma e perfil. Nesse caso, eles podem mudar as notas para soarem como uma flauta, violino ou uma combinação dos dois. Sons não musicais como buzinas de carros e passos podem ser gerados também. Os primeiros sintetizadores eram analógicos e trabalhavam com as próprias ondas sonoras com módulos de criação de som que podiam ser conectados de várias formas. Atualmente, eles são digitais, o que significa que tudo é feitos via chips eletrônicos, frequentemente em um computador.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...