Como calcular a área de um telhado inclinado

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Existem duas maneiras para definir a área de um telhado inclinado: a área dele e a superfície que ele cobre. Essas são medidas distintas, porque o telhado se encontra sobre a hipotenusa de um triângulo, visto que a área protegida por ele é horizontal. Ao determinar a área do telhado inclinado para fins de captação de chuva, por exemplo, calcule a dimensão protegida pela cobertura, mas, ao substituir as telhas, use os valores da área do próprio telhado.

Passo 1

Determine a área protegida pelo telhado inclinado multiplicando o comprimento do telhado por sua largura, fornecendo assim a superfície coberta. Por exemplo, um telhado inclinado único, cobrindo uma casa por 9 m de comprimento e 6 m de largura perfaz uma área de 54 m² (9 x 6 = 54). Se a mesma casa tivesse um telhado meridional central que divide a cobertura em duas áreas inclinadas, cada uma protegeria 27 m² ou a metade da casa.

Passo 2

Determine a área da superfície do telhado, primeiro medindo a distância ao longo de uma linha horizontal imaginária a partir da borda desse até um ponto verticalmente abaixo do cume. Isto será a base do triângulo. Registre esse valor.

Passo 3

Determine a diferença de altura entre o ponto mais alto o mais baixo do telhado. Estes são geralmente os locais onde a cobertura se encontra com as paredes laterais da casa e onde ele atinge a cumeeira central, respectivamente. Subtraia o menor valor do maior para saber a altura da cobertura. Este é o lado vertical do triângulo. Por exemplo, se a cumeeira fica a 8 metros do nível do solo e a borda inferior do telhado está a 6 metros deste ponto de referência, a diferença é de 2 metros verticais: 8 - 6 = 2.

Passo 4

Substitua a largura e a altura, determinadas nos passos 2 e 3, no Teorema de Pitágoras, que afirma que a² + b² = c², em que "a" e "b" são base e altura de um triângulo, e "c" representa a hipotenusa. Resolva a equação para determinar a largura da inclinação do telhado. Por exemplo, se a largura horizontal é de 8 metros e a altura é de 6 metros, a hipotenusa terá 10 metros (8² + 6² = 100. A raiz quadrada de 100 é 10).

Passo 5

Multiplique a hipotenusa pelo comprimento do telhado. O resultado é a área de superfície da cobertura inclinada. Por exemplo, se a inclinação possui 10 metros de largura e a proteção tem 9 metros de comprimento, a área inclinada é de 90 m² (10 x 9 = 90).

Mais recentes

×