×
Loading ...

Por que sinto coceira enquanto faço exercícios físicos?

O exercício regular é importante para ter uma saúde boa, portanto a coceira severa toda vez que você faz exercícios não é apenas um incômodo, ela pode interferir na sua capacidade de manter a forma. A coceira relacionada ao exercício é comum e afeta particularmente meninos e homens com idades entre 10 e 30 anos, como observa a Sociedade de Dermatologia da Nova Zelândia. Adaptar a sua rotina de exercícios ou tomar medicamentos pode ajudá-lo a controlar a condição para que você possa se exercitar confortavelmente.

O suor pode ser a causa da sua coceira após os exercícios físicos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Urticária colinérgica

A reação alérgica conhecida como urticária colinérgica pode fazer sua pele coçar logo depois de um treino. A reação da urticária colinérgica começa como uma coceira, formigamento ou calor seguido de uma erupção que coça muito e numerosos inchaços ou vergões minúsculos. Essa erupção geralmente aparece na parte superior do peito, pescoço, braços e pernas, 30 minutos após o exercício. Ela pode ficar em uma área ou se espalhar pelo corpo todo. Isso pode durar minutos ou dias, mas geralmente dura cerca de 80 minutos.

Loading...

Causas

O aumento de um 1 °C na temperatura corporal resultante de exercício, emoções fortes, banhos quentes ou saunas pode provocar um surto de urticária colinérgica, explicam os especialistas da Universidade de Washington. Uma reação alérgica ao suor produzido nessas horas faz com que o corpo libere a histamina, uma substância que dilata os vasos sanguíneos, causando o inchaço e a coceira. Quando você se coça, o corpo libera mais histamina ainda, piorando a coceira.

Prevenção

Você pode conseguir evitar surtos de urticária colinérgica exercitando-se em um local fresco e seco, ou fazendo exercícios de forma menos intensa. Antecipar um surto também pode ser possível. Quando você sentir que sua pele está começando a coçar, pare de se exercitar e refresque-se o mais rápido que puder.

Tratamento

Você pode tratar um surto de coceira da pele devido ao exercício com um anti-histamínico sem receita, como a difenidramina ou a clorfeniramina, aconselham os especialistas da Universidade Estadual de São Francisco. Se não for possível evitar o calor ou a atividade física, seu médico pode recomendar ou prescrever um anti-histamínico oral que você possa tomar regularmente. A prescrição de beta-bloqueadores pode ser outra opção. Embora o rumo da doença seja imprevisível, ela geralmente melhora gradualmente e desaparece sozinha em poucos anos.

Atenção

Alguns indivíduos com urticária colinérgica podem ter sintomas mais graves. Se você sentir um aperto no peito ou na garganta, dificuldade para respirar ou tontura, procure um médico imediatamente. Esses sintomas podem ser fatais. Por razões de segurança, faça exercícios com um colega a quem possa pedir ajuda, se necessário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...