Como usar soro de leite para aguar plantas

••• cottage cheese image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Muitas pessoas que fazem queijo em casa se perguntam o que fazer com o soro, uma sobra do processo. Alguns escolhem derramar pelo ralo, enquanto outros usam para fazer pão, mas ele também serve como um bom fertilizante para as plantas. O soro é ácido, com um pH entre 4 e 6,1, logo, é um bom aditivo para os solos que estão muito alcalinos. O soro fornece fósforo e potássio e contém compostos orgânicos simples, facilitando a absorção das plantas. Use o soro para fertilizar as plantas da casa e também para fertilizar jardins grandes, árvores e arbustos.

Passo 1

Retire o soro da geladeira. Para evitar odores indesejados, coe o soro bem antes de usar em plantas no interior da casa. O soro usado na parte externa não precisa ser coado.

Passo 2

Meça uma xícara de soro e coloque na lata de água. Adicione nove xícaras de água e misture bem. Use para aguar plantas da casa, alternando a rega uma semana com soro e uma semana com água normal. Se qualquer planta não parecer estar respondendo bem, descontinue o uso.

Passo 3

Coloque o metro no balde e despeje o soro no balde até que o nível esteja em 2,5 cm. Coloque a água da mangueira do jardim até que ela atinja 25 cm. Usando a medida de uma xícara, coloque uma xícara de solução de soro em torno da base das pequenas plantas, uma vez por semana. Fertilize plantas e árvores maiores aplicando metade de um balde por vez na base do tronco, e em seguida, regando como de costume.

Passo 4

Fertilize as plantas adaptadas ao ácido, como o zimbro ou as rosas, com uma solução mais concentrada através da mistura de uma parte de água para uma parte de soro.

Mais recentes

×