Como saber se sua gata está entrando em trabalho de parto

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Você pode ficar ansioso e preocupado com a perspectiva de a sua gata dar à luz em um futuro próximo, especialmente se é a primeira vez que ela terá uma ninhada. Durante algumas semanas antes de sua gata dar à luz, você precisa observar os sinais comuns do trabalho de parto que está prestes a acontecer. Garanta, também, que ela tenha tudo o que precisa para entrar em trabalho de parto da maneira mais reconfortante e segura possível.

Passo 1

Meça a temperatura da gata diariamente a partir de uma a duas semanas antes do provável parto. Você vai notar que ela estará entre 38-39 graus Celsius. Quando a temperatura cair para abaixo de 37,5 graus, ela estará nos dias do trabalho de parto.

Passo 2

Procure por mudanças no comportamento dela, tais como ansiedade e inquietação. Ela pode começar a tremer horas antes de entrar em trabalho de parto e começar a caminhar rapidamente, de cima para baixo, por entre os quartos de sua casa. Quando ela estiver próximo ao trabalho de parto, lamberá seu abdômen e genitália incessantemente.

Passo 3

Observe sua gata e veja se ela começa a nidificar. Ela começará a preparar o ninho ou a procurar um lugar seguro para dar à luz aos filhotes dentro de alguns dias a uma semana antes do parto. O local provavelmente será escuro e fresco em uma zona tranquila de sua casa, normalmente dentro de um armário ou em um canto escuro de algum quarto. Quanto mais a gata se aproxima do trabalho de parto, mais frequentemente ela visitará o local de nidificação.

Passo 4

Verifique o pote de comida algumas vezes ao dia nas semanas que antecedem ao trabalho de parto. Pouco antes de dar à luz aos filhotes, você notará que o apetite dela mudará para pouco ou nenhum. Caso tenham se passado várias horas desde que o alimento tenha sido tocado na tigela, o que é incomum, ela pode estar se aproximando do parto.

Mais recentes

×