Como substituir o açafrão

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O açafrão é uma especiaria derivada da flor do Crocus sativus, sendo a mais cara do mundo em peso e essencial como ingrediente em muitos pratos devido ao seu sabor especial e cor forte. Infelizmente, ele não pode ser substituído por causa das suas propriedades distintas, mas existem algumas opções que podem imitar o sabor dele e serem acrescentadas a suas receitas favoritas.

Passo 1

Acrescente cúrcuma às receitas como substituta do açafrão. Use apenas ¼ da quantidade que usaria do outro ingrediente, pois ela possui um sabor forte. Ela também ajuda a substituir a cor, sendo conhecida como açafrão-da-índia.

Passo 2

O açafrão pode ser substituído por cártamo em proporções iguais. Conhecido como açafrão mexicano, esse ingrediente imita precisamente a cor, mas o sabor é considerado inferior.

Passo 3

Adicione o dobro de flor de calêndula à receita com açafrão. Elas são eficientes na reprodução da cor, mas não em relação ao sabor.

Passo 4

Prepare o óleo de urucum para imitar a cor do açafrão nas receitas. Mergulhe uma colher de chá de sementes de urucum em um quarto de xícara de água fervente por 30 minutos e descarte as sementes ao final do processo. Reduza um quarto de xícara da quantidade de líquido da receita e adicione o óleo para acrescentar a cor do açafrão.

Mais recentes

×