Como costurar um furo

Quando sua roupa favorita finalmente se desgasta e ganha um furo, pode-se estender a vida dela reparando o buraco por conta própria. Não é difícil e, dependendo do tamanho do dano, demora poucos minutos para tornar sua peça apresentável novamente.

Step 1

Vire a peça de roupa ou meia do avesso antes de começar. Se estiver reparando uma cortina, costure pelo lado de trás (o lado que não é visto).

Step 2

Escolha um fio que tenha uma cor que combine ou o mais perto da cor que tiver em mãos. Escolha também um fio de espessura ou força de tração parecida com a do tecido.

Step 3

Escolha uma agulha fina e curta para tecidos mais finos; uma agulha um pouco mais grossa e mais longa para tecidos mais espessos, como couro e camurça. Coloque o fio na agulha e dê uma volta e um nó em ambas extremidades para tecidos de peso médio a alto. Para tecidos mais finos e delicados, deixe uma ponta mais curta que a outra e dê um nó em somente uma das extremidades.

Step 4

Para um furo pequeno, insira a agulha em uma extremidade e depois vá, por baixo, até o outro lado do furo e, novamente, por baixo e através do outro lado. Cruze alternadamente algumas vezes, com se estivesse cortando uma pizza, até que o orifício esteja bem fechado. Em seguida, dê um nó no fio rente ao tecido e corte com uma tesoura, de maneira que fique cerca de 1,5 mm de fio sobrando sobre o nó.

Step 5

Para um furo maior, vire as bordas para dentro e segure os dois lados do orifício juntos, como um sanduíche. Enquanto estiver costurando o buraco, pode-se segurar os lados juntos ou prendê-los com um ou dois alfinetes. Esse tipo de furo exige que se entrelace dentro e fora com a agulha, ao longo da costura, onde os dois lados se encontram.

Forneça suporte adicional para o orifício reparado, que será forçado ou puxado durante o uso, com um ponto de laço através da linha reparada ou inserindo a agulha na base do reparo de um lado, retirando do outro, dando a volta com a agulha e repetindo o processo cerca de 6 mm acima da costura. Dê um nó e corte o fio.

×