×
Loading ...

Técnicas e dicas de enrolar arame para fazer joias

Na joalheria e ourivesaria, enrolar com arame é uma técnica usada para criar estruturas tipo gaiolas projetadas para encerrar um objeto, como uma pedra, uma bola de gude ou uma conta. Essas estruturas podem ser puramente decorativas e podem ser usadas para pendurar o item sem fazer furos e sem usar cola, ou ambos. Criar estruturas de arame é um processo simples em teoria, mas requer habilidade, prática, as ferramentas e os materiais certos para a execução correta.

Joia de arame com contas de cristal (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ferramentas

Boas ferramentas são o xis da questão para bons envolvimentos de arame. Há muito pouco a fazer usando apenas os dedos, mas com um conjunto de alicates de joalheiro e cortadores de arame, você pode alcançar um alto grau de controle à medida que dá forma e manipula o arame. Até mesmo um conjunto básico, com alicate de bico fino, alicate de bico redondo e alicate de bico curvo, servirá como um bom começo. À medida que adquire seriedade em relação ao trabalho, procure formas de alicates mais especializadas, com formatos como cabos para enrolar molas e diferentes alicates de bicos.

Loading...

Arame

Para os enrolamentos com arame, escolha qualquer artesanato de arame cujo visual e cor lhe agrade e que combine com a cor do item que está enrolando. Os enrolamentos de cobre são os mais usuais; eles geralmente são cobertos com um banho de prata ou camadas colorantes e são ao mesmo tempo flexíveis e fortes. Escolha um arame de aço inoxidável para mais força e menos flexibilidade, mas prefira um arame de latão ou de prata de lei para mais flexibilidade e menos força.

Objetos a enrolar

Escolha os itens que você possa enrolar bem. Quanto mais áspero, angular e desigual ele for, mais fácil será para criar um embrulho seguro. Objetos macios e simétricos são mais difíceis de firmar, mas são melhores para uma forma simétrica de embrulho. Você sempre pode tornar o enrolamento mais fácil, usando itens com furos para que o arame seja ancorado neles, como contas ou pingentes, ou pode pregar uma ponta do arame com cola de silicone ou epóxi.

Enrolamentos de espiral

Enrolamentos de espiral são uma forma de embrulho que se enrola em volta do objeto em uma torcida redonda e por igual. Ela funciona melhor para itens em formato de bala (de revólver) e que requerem um arame grosso e robusto. Esse feitio é suficientemente básico para ser feito com os dedos, sendo um bom desenho para iniciantes.

Enrolamentos conectados

Enrolamentos conectados são feitos com feixes de pedaços de arame, em volta dos quais peças mais curtas de arame são enroladas, em aros apertados e cilíndricos, para mantê-los juntos e apertados. Para enrolar o objeto, os feixes de arame são curvados e puxados para uma gaiola vazia, e o item é colocado dentro dela. Finalmente, o arame é apertado e torcido na forma desejada. Essa técnica exige um pouco de prática para ser dominada, mas cria uma forma com aspecto profissional. Use esse método para objetos mais planos e use um arame fino.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...