Como fazer um telhado de folhas de palmeira

••• Thinkstock/Stockbyte/Getty Images

Folhas de palmeiras mantêm a estrutura arejada nos dias mais quentes e repelem chuvas fortes. A inclinação íngreme facilita o escoamento da água mantendo a folha seca e com maior durabilidade. Muitos tipos de palmeiras são utilizadas para fazer telhados, a variedade que você irá usar depende do que está disponível na sua localização. Use frondes de palmeiras secas ou verdes para cobrir o telhado e certifique-se de que todos os pontos e conexões das frondes da das palmeiras estão cobertas pela linha subsequente para criar uma cobertura livre de goteiras.

Passo 1

Faça uma agulha de tear com uma vara seca e reta de 2,5 centímetros por 45 centímetros de comprimento. Talhe o final de uma das pontas e achate 7,5 centímetros da outra ponta para uma espessura de 0,6 centímetros.

Passo 2

Faça um furo de aproximadamente 1,25 centímetros com a broca de 0,6 centímetros.

Passo 3

Colha cocos e videiras para usar como cordas, e faça uma amarração de navio trançando as fibras de coco.

Passo 4

Colete folhas de palmeiras secas encontradas em árvores no início da manhã; durante à noite, o orvalho as amolece. Folhas frescas também podem ser usadas, mas lembre-se de que elas irão encolher a medida que secarem. A secagem leva de um dia até uma semana, dependendo da umidade.

Passo 5

Umedeça as folhas de palmeiras antes de começar a prendê-las nas ripas de palhas, o que irá amaciar folhas quebradiças para permitir achatá-las. Se você está usando folhas verdes, espalhe-as no sol para secarem um dia antes de utilizá-las.

Passo 6

Coloque as varas de bambu na horizontal em toda a superfície do telhado com um espaço de 10 centímetros entre elas. Toda a técnica de tear envolve costurar as folhas preparadas de palmeira sobre as ripas com amarrações com fibra de coco e vinhas.

Passo 7

Teça as folha de palmeira por baixo e por cima das ripas de bambu, começando a partir da linha inferior. Junte-as firmemente e posicione a parte de baixo da folha na direção do cume do telhado, costurando sobre as ripas; isso é chamado de tear.

Passo 8

Divida a nervura central da folha e deixe o caule no chão para tecer as folhas pinadas, longas e parecidas com penas -- sobre elas de um lado, e debaixo delas do outro lado; um padrão diagonal surgirá. Amarre-as sobre as vigas de bambu com uma grande porção de sobreposições; isso é chamado de costurar um telhado de palha.

Passo 9

Divida a nervura da folha e amarre cada seção de forma segura no bambu, segurando as folhas de baixo e a torre de reforço do cume do telhado. Costure e cubra parcialmente as frondes nas ripas; isso é chamado de tecido de palha.

Passo 10

Faça a crista do cume amarrando mais duas ripas de bambu ao longo da última fileira de folhas. Coloque a penca de palhas sobre o telhado e amarre-a firmemente em cima das estacas recentemente instaladas. Essa estrutura vai escoar a água para baixo sobre cada linha de palha, impedindo que chova dentro da habitação.

Mais recentes

×