Como fazer um termômetro de Galileu

••• Nauticalia.com

O termômetro de Galileu foi inventado por Galileu Galilei (1564-1642). Ele parte do princípio de que a matéria se torna mais densa quando esfria e menos densa quando se aquece. Especificamente, os líquidos (como a água) são mais afetados pela mudança de temperatura do que os sólidos. Você pode usar o mesmo princípio para fazer o seu próprio termômetro de Galileu em casa.

Passo 1

Encha o recipiente de medição até a metade com água e marque a medida de volume obtida. Preencha um dos rolos de filme impermeável com areia. Coloque-o no recipiente e verifique a nova medida volumétrica. O volume do rolo do filme é o novo volume menos o volume original. Registre o volume do rolo para mais tarde.

Passo 2

Use o gráfico de densidade da água (veja a seção Recursos) para encontrar a densidade da água às temperaturas de 7, 10, 13, 15, 18, 21, 24, 29 e 32 ºC. Encontre a massa necessária para atingir cada densidade, dado o volume do rolo do filme marcado no passo 1.

Passo 3

Marque cada um dos rolos de filme com um dos valores de temperatura, de 7 a 32 ºC. Use a escala para verificar a massa do recipiente e determinar quanta areia deve ser adicionada a cada um até que tenha o peso exato e a densidade correspondente ao seu valor de temperatura.

Passo 4

Encha a jarra de vidro com água e ponha todos os rolos de filme dentro, os de menores marcações de temperatura embaixo.

Passo 5

Para usar o termômetro, coloque-o na área da qual você quer medir a temperatura. Uma vez que os rolos tenham se estabilizado, a temperatura do ar será a que marca o rolo que está boiando no meio da jarra. Se não houver nenhum rolo boiando no meio, utilize a temperatura mais baixa dos rolos na parte superior da jarra.

Mais recentes

×