Como testar um curto circuito com um multímetro
digital multimeter image by dinostock from Fotolia.com
Um multímetro é um dispositivo versátil utilizado para verificar a voltagem em circuitos elétricos, bem como para determinar se ele está usando um circuito de corrente alternada (AC) ou de corrente contínua (DC). Você também pode usá-lo para testar os disjuntores em sua casa e garantir que eles estão funcionando corretamente. Quando os disjuntores não estão funcionando, aumenta o risco de uma sobrecarga elétrica em sua casa, o que pode causar um curto ou até mesmo um incêndio.
Step 1
Abra de caixa de disjuntores e determine qual você quer testar. Cada um deles fornece energia para uma parte diferente de sua casa, e devem estar rotulados para você saber qual é qual (se ainda não foram rotulados, essa é uma boa hora de fazê-lo).
Step 2
Desligue todas as luzes e aparelhos elétricos alimentados pelo disjuntor que você deseja testar.
Step 3
Calce um par de sapatos com solado de borracha e verifique se a área ao redor da caixa de circuito está seca. Preste atenção para poças no chão, e seque-as antes de testar o disjuntor.
Step 4
Desparafuse a tampa de metal ao redor dos disjuntores com uma chave de fenda. Atrás dela, você deve ver a fiação que atravessa os disjuntores, bem como os próprios disjuntores.
Step 5
Defina o multímetro para "Volts AC". A fiação na maioria das casas usa corrente alternada e esse ajuste permite que o aparelho leia a voltagem corretamente (DC é usado para testar a voltagem em baterias recarregáveis de eletrônicos).
Step 6
Toque um pino do multímetro no parafuso terminal do disjuntor (ou "parafuso quente"). Toque o outro pino sobre o fio terra, que está normalmente localizado em uma barra de metal no lado direito da caixa de energia. A leitura no multímetro deve mostrar quantidade de eletricidade que está fluindo através do disjuntor. Idealmente, esse valor deve ser de 120 ou 240 volts. Se não aparecer valor algum, o disjuntor está com defeito e deve ser substituído.
Dica
- Se não tiver certeza dos resultados, teste o multímetro uma segunda vez em um disjuntor que você sabe que está funcionando. Em alguns casos, o problema pode ser com a fiação em si e não com o disjuntor (neste caso chame um profissional).
Advertência
- Ao usar um multímetro, tenha o cuidado de pegar os pinos nas partes revestidas por plástico ou borracha, e não na extremidade descoberta. Quando o metal toca os parafusos, a eletricidade flui através do equipamento para uma leitura. Se os seus dedos estão tocando o metal, a eletricidade fluirá através de você causando um choque elétrico bem doloroso.
Créditos Fotográficos
digital multimeter image by dinostock from Fotolia.com