Como tingir seus chapéus
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
A perspectiva de tingir um chapéu pode ser assustadora à primeira vista. E se o chapéu ficar muito claro ou muito escuro? E se ele deformar? E se o corante não é de boa qualidade e sair na chuva ou até mesmo no decorrer do uso normal? Existe uma forma de tingir chapéus de feltro ou palha sem o medo da cor sair ou desbotar.
Step 1
Limpe completamente o chapéu que será tingido. Para um chapéu de feltro, use uma escova de unhas levemente umedecida com água morna para esfregar todos os pontos sujos e, em seguida, escove o chapéu por toda parte, por dentro e por fora. Para um chapéu de palha, use o mesmo processo com uma escova de unha seca.
Step 2
Selecione os pacotes de pó nas cores desejadas para o tingimento. Esse tipo de pó pode ser encontrado em várias cores. O uso de cores mais fortes como o vermelho (cereja), laranja (laranja), azul (muitas vezes framboesa) e roxo (uva) irá produzir cores mais ricas do que a coloração mais pastel em sabores como pêssego ou morango.
Step 3
Encha o recipiente pela metade e coloque no fogão para ferver. Adicione pacotes de mistura da bebida com a água quente. Use pelo menos três pacotes de pó por meio galão de água. Mais pacotes vão resultar em uma cor mais forte.
Step 4
Verifique o tom da tintura, adicionando uma colher de sopa do líquido corante para uma xícara de água em um copo de medição. Mexa bem. A cor resultante irá se aproximar do tom correto, embora a intensidade da cor dependa do tempo de processamento. Ajuste o tom da mistura de corantes como desejado.
Step 5
Adicione uma xícara de vinagre branco no líquido corante. Isso vai ajudar a definir o corante e a aumentar a intensidade da cor.
Step 6
Mergulhe o chapéu na tintura, cutucando o chapéu para baixo com os pauzinhos até que esteja completamente submerso. Pode levar algum tempo antes que o material do chapéu fique completamente saturado, especialmente para os chapéus de palha ou chapéus de feltro com fibras acrílicas. Continue empurrando com os pauzinhos até que o chapéu afunde sob o corante e permaneça submerso.
Step 7
Permita que o chapéu fique na tintura quente por algum tempo. Para coloração suave ou tons pastel, dez minutos podem ser o suficiente. Para cores intensas, deixe ficar por até 45 minutos.
Step 8
Retire o chapéu do corante e deixe escorrer e esfriar por alguns minutos. Para um chapéu de feltro, torça o máximo de líquido possível de volta para o recipiente com corante. Em seguida, enxágue o chapéu em água fria debaixo da torneira até que a água fique clara. Torça novamente até o feltro ficar apenas úmido.
Step 9
Seque o chapéu o máximo possível com toalhas de papel. Coloque-o em uma forma de chapéu para secar ou, se você não tem nenhuma forma de chapéu, faça bolas de toalha de papel em maços apertados e encha a coroa do chapéu para mantê-lo na forma correta para secar.
Step 10
Deixe o chapéu secando durante a noite. Se ele ainda estiver úmido depois de 18 horas, use um secador de cabelo com ar quente para terminar o processo de secagem.
Step 11
Pulverize o chapéu por dentro e por fora com spray para secagem de esmaltes para um chapéu de palha, ou spray de impermeabilização de tecido para um chapéu de feltro. Isso ajudará a manter o corante. Se desejar, você pode aplicar várias camadas leves de spray protetor, permitindo que o chapéu seque bem entre as demãos.
Referências
Dica
- Alguns chapéus de feltro podem ser desmontados, removendo a linha de costura que liga a coroa com a borda para, em seguida, costurá-lo outra vez mais tarde. Isso permite que você pinte cada seção separadamente.
Sobre o Autor
Victoria Sweeney began her career writing testing documentation for software companies in Silicon Valley, and later moved into freelance technical writing. Since 1996, she has authored user documentation for everything from multi-platform corporate databases to independent video games to home hair dye. Sweeney studied English at San Diego State University.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images