Como tingir seus chapéus

••• Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

A perspectiva de tingir um chapéu pode ser assustadora à primeira vista. E se o chapéu ficar muito claro ou muito escuro? E se ele deformar? E se o corante não é de boa qualidade e sair na chuva ou até mesmo no decorrer do uso normal? Existe uma forma de tingir chapéus de feltro ou palha sem o medo da cor sair ou desbotar.

Passo 1

Limpe completamente o chapéu que será tingido. Para um chapéu de feltro, use uma escova de unhas levemente umedecida com água morna para esfregar todos os pontos sujos e, em seguida, escove o chapéu por toda parte, por dentro e por fora. Para um chapéu de palha, use o mesmo processo com uma escova de unha seca.

Passo 2

Selecione os pacotes de pó nas cores desejadas para o tingimento. Esse tipo de pó pode ser encontrado em várias cores. O uso de cores mais fortes como o vermelho (cereja), laranja (laranja), azul (muitas vezes framboesa) e roxo (uva) irá produzir cores mais ricas do que a coloração mais pastel em sabores como pêssego ou morango.

Passo 3

Encha o recipiente pela metade e coloque no fogão para ferver. Adicione pacotes de mistura da bebida com a água quente. Use pelo menos três pacotes de pó por meio galão de água. Mais pacotes vão resultar em uma cor mais forte.

Passo 4

Verifique o tom da tintura, adicionando uma colher de sopa do líquido corante para uma xícara de água em um copo de medição. Mexa bem. A cor resultante irá se aproximar do tom correto, embora a intensidade da cor dependa do tempo de processamento. Ajuste o tom da mistura de corantes como desejado.

Passo 5

Adicione uma xícara de vinagre branco no líquido corante. Isso vai ajudar a definir o corante e a aumentar a intensidade da cor.

Passo 6

Mergulhe o chapéu na tintura, cutucando o chapéu para baixo com os pauzinhos até que esteja completamente submerso. Pode levar algum tempo antes que o material do chapéu fique completamente saturado, especialmente para os chapéus de palha ou chapéus de feltro com fibras acrílicas. Continue empurrando com os pauzinhos até que o chapéu afunde sob o corante e permaneça submerso.

Passo 7

Permita que o chapéu fique na tintura quente por algum tempo. Para coloração suave ou tons pastel, dez minutos podem ser o suficiente. Para cores intensas, deixe ficar por até 45 minutos.

Passo 8

Retire o chapéu do corante e deixe escorrer e esfriar por alguns minutos. Para um chapéu de feltro, torça o máximo de líquido possível de volta para o recipiente com corante. Em seguida, enxágue o chapéu em água fria debaixo da torneira até que a água fique clara. Torça novamente até o feltro ficar apenas úmido.

Passo 9

Seque o chapéu o máximo possível com toalhas de papel. Coloque-o em uma forma de chapéu para secar ou, se você não tem nenhuma forma de chapéu, faça bolas de toalha de papel em maços apertados e encha a coroa do chapéu para mantê-lo na forma correta para secar.

Passo 10

Deixe o chapéu secando durante a noite. Se ele ainda estiver úmido depois de 18 horas, use um secador de cabelo com ar quente para terminar o processo de secagem.

Passo 11

Pulverize o chapéu por dentro e por fora com spray para secagem de esmaltes para um chapéu de palha, ou spray de impermeabilização de tecido para um chapéu de feltro. Isso ajudará a manter o corante. Se desejar, você pode aplicar várias camadas leves de spray protetor, permitindo que o chapéu seque bem entre as demãos.

Mais recentes

×