Como tingir calças de preto

••• Black Dress Shoes image by TMLP from Fotolia.com

Se você precisa de uma calça preta, mas não deseja comprar roupas novas, considere a possibilidade de pintar uma calça que já tenha. Calças de cores simples, feitas com fibras naturais, darão bons resultados. Você pode até mesmo tingir calças pretas desbotadas, dando-lhes o aspecto de novas. Se estiver tingindo calças listras ou com padrões, eles ainda serão visíveis em diversos tons de preto.

Preparo

Passo 1

Verifique a etiqueta da calça para obter informações sobre o tecido: ele deve possuir pelo menos 60% de fibras naturais, como algodão, lã ou seda para ser colorida uniformemente. É impossível colorir completamente qualquer tecido que não seja composto 100% fibras naturais.

Passo 2

Encha o balde ou pia com 11,5 L de água quente, evitando usar materiais de plástico ou fibra de vidro, pois o corante deixará manchas. A água deve estar a 60°C para a maior saturação.

Passo 3

Remova duas xícaras de água quente do balde.

Passo 4

Mexa o corante em pó nas duas xícaras até dissolver completamente. O fabricante recomenda usar o dobro da quantidade no pacote para atingir um tom bem preto.

Passo 5

Despeje o corante no balde de água quente e misture-o.

Passo 6

Acrescente uma colher de sopa de detergente à mistura, para aumentar a uniformidade do corante, e meia xícara de vinagre branco, para aumentar a intensidade da cor.

Passo 7

Encharque a calça em água quente.

Tingindo

Passo 1

Coloque a calça na mistura de corante.

Passo 2

Mexa a calça constantemente entre 10 a 30 minutos; mantenha-as na mistura durante até uma hora para obter o preto mais profundo possível. Lembre que calças aparentam ser mais escuras enquanto molhadas.

Passo 3

Enxague em água morna e depois em água fria até que a água escorra límpida.

Passo 4

Lave a calça em uma máquina de lavar com um detergente para roupas suave, água morna e usando um ciclo de enxague frio.

Passo 5

Pendure a calça para secar ou use um secador de roupas de acordo com as instruções na etiqueta.

Mais recentes

×