×
Loading ...

Tipos de bielas

Usadas normalmente em motores de automóveis, as bielas são geralmente usadas em motores de combustão interna. Elas ligam os pistões ao virabrequim e fornecem o movimento de fluidos entre eles. Equipamentos de fazenda e construção, carros e caminhões e qualquer outro tipo de veículo com motores de combustão interna usam algum tipo de biela.

Os automóveis com motores de combustão interna possuem bielas (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Forjadas

As bielas são diferenciadas pelo processo utilizado para fabricá-las. O processo de fabricação de bielas forjadas consiste em forçar o grão do material escolhida, como uma liga de aço, ao formato específico da biela. Os fabricantes usam diferentes tipos de ligas de aço, inclusive o ferro 4340 ou ligas de cromo e níquel. Estas ligas aumentam a resistência da biela, sem tornar o produto final quebradiço.

Loading...

Fundidas

As bielas fundidas são, geralmente, a escolha de fabricantes de equipamentos originais, pois aguentam a carga de um motor de fábrica e são mais baratas de produzir. Essas bielas possuem uma notável linha de junção no meio, que as diferenciam das forjadas. Não use essas bielas em aplicações com mais de 450 cavalos de potência e mais de 6 mil rotações por minuto.

Metal em pó

Outra escolha de fabricantes de equipamentos originais é a biela de metal em pó. Uma mistura de metais em pó é pressionada em um molde e aquecida à altas temperaturas, para derreter e solidificar a mistura. Pouco maquinário é necessário para a produção deste tipo de biela, pois ela sai do molde praticamente pronta. Este tipo é mais barato de produzir do que as de aço e é mais resistente do que as forjadas.

Billet

As bielas "Billet" são geralmente utilizadas para veículos de corridas de alto nível. Elas são fabricadas a partir de uma peça de aço ou alumínio e são mais leves, mais resistentes e mais duráveis do que outros tipos. Algumas são especialmente projetadas com características que reduzem o estresse dos cursores de resistência e amenizam o grão natural do material.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...