×
Loading ...

Tipos de cercas-vivas floridas

As cercas-vivas floridas podem ser altas ou baixas, aparadas ou com crescimento natural. Mesmo aquelas que permanecem em um estado mais natural, em vez de constantemente aparadas, precisam de podas anuais para desempenhar seu papel. As plantas escolhidas devem ter a capacidade de manter seu formato, entrelaçar-se e crescer verticalmente. Existem opções de arbustos perenes e caducifólios para criar uma cerca-viva, e é possível plantar mais de um para criar uma combinação. Um arbusto de flores azuis alternado com outro de cores róseas resulta em uma bela cerca-viva.

Uma cerca-viva de groselheira fornece frutos no outono (red currants on currant bush image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Cerca-viva florida perene

Uma boa mistura para uma cerca-viva é a escalônia (Escallonia fradesii) e as plantas do gênero Ceanothus. A escalônia produz flores róseas na parte superior da folhagem perene e brilhante durante o verão e o outono. Ela pode se intensa ou ligeiramente podada, dependendo do desejo do jardineiro, e alcança uma altura 1,8 m, embora outras variedades cheguem a atingir até 4,5 m. As plantas do gênero Ceanothus são arbustos perenes com flores azuis ou brancas. Certas espécies medem 2,7 m, tanto na altura quanto na largura, e produzem cachos de flores azuis na primavera. Ambos os arbustos toleram condições secas, maresia e vento forte. A poda deve ser feita todos os anos depois que as flores desaparecerem.

Loading...
As plantas do gênero Ceanothus são cobertas de flores azuis e delicadas sobre as folhas verdes e brilhantes (ceanothus image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Cerca-viva de plantas caducifólias

Para ter uma cerca-viva florida de plantas caducifólias, plante uma fileira de groselheiras (Ribes). A espécie Ribes sanguineum é um arbusto de múltiplos caules que cresce até 3,6 m de altura. Ela prefere áreas costeiras e possui cachos de flores de coloração magenta no período de setembro a dezembro. Apare a groselheira ligeiramente ou em um terço dela no outono, a fim de manter sua forma de cerca-viva. Corte todos os caules velhos até o nível do solo. Os beija-flores serão atraídos pelo néctar da groselheira em floração, uma de suas plantas favoritas.

Cerca-viva florida e fragrante

Em um local ensolarado, plante uma cerca-viva de plantas mediterrânicas, usando uma ou várias espécies. A lavanda precisa de um local ensolarado e condições relativamente secas e prefere ​solos franco-arenosos e bem drenados. Algumas flores podem ser cortadas e usadas para fazer sachês perfumados. A espécie Lavandula angustifolia mede 1,2 m de altura e de largura e floresce em meados do verão, proporcionando uma cerca-viva roxa de tamanho médio. A poda dessa planta perfumada durante o outono é muito mais um prazer do que uma tarefa trabalhosa.

A lavanda proporciona uma cerca-viva roxa (lavender fields snowshill lavender farm the cotswo image by david hughes from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...