Como tirar espinhos de porco-espinho do rosto de um cachorro
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
O nome "porco-espinho" descreve um animal que pode ter até 30.000 espinhos misturados com os pelos por todo o corpo, exceto na barriga. Os espinhos são usados para a defesa e somente são disparados em criaturas que entram em contato com eles — os porcos-espinhos não podem dispará-los em predadores que estão longes. Os cachorros são vítimas frequentes desses animais por serem muito curiosos. Como o porco-espinho se move lentamente, o cachorro muitas vezes pode pegá-lo, ficando com o rosto cheio de espinhos.
Step 1
Acalme o cachorro.
Step 2
Avalie a gravidade do problema. Se houverem apenas alguns espinhos e eles estiverem localizados no focinho e peito ou patas, você provavelmente poderá lidar com o problema sem ajuda. Se os espinhos forem muitos ou estiverem alojados dentro da boca do cachorro, é melhor que a tarefa seja realizada por um veterinário com o cão sob anestesia. Esse também pode ser o caso se o animal for muito grande e difícil de controlar. Lembre-se que retirar os espinhos sem anestesia deixará o cachorro com dor.
Step 3
Peça para um adulto forte segurar o cachorro e cobrir os olhos dele com as mãos ou uma venda.
Step 4
Coloque as luvas de couro, desde que elas permitam que você segure o alicate com facilidade. A ponta saliente do espinho é curta e afiada, podendo deixar sua mão dolorida, mas não pegará em você.
Step 5
Fale de maneira calma com o cão enquanto você pega o espinho o mais perto possível da pele dele.
Step 6
Puxe o espinho rapidamente. Geralmente, quando o cachorro sentir você pegando o espinho, ele se debaterá e acabará retirando sozinho.
Step 7
Repita o processo até que todos os espinhos sejam removidos. Se algum espinho quebrar, é melhor deixá-lo ali do que tentar tirá-lo.
Step 8
Ligue para o seu veterinário e pergunte por um antibiótico, ou aplique uma pomada antibiótica comum até que a pele do animal melhore.
Referências
Dica
- Quanto antes você tirar os espinhos melhor.
- Se você estiver tendo dificuldade para fazer isso, chame o veterinário.
Sobre o Autor
A freelancer from South Dakota, Maria Tussing has been writing since 2000. She has been published in "Family Fish & Game," "Wondertime," "Today's Horse" and "Cattle Business Weekly," among other publications. Tussing holds a Bachelor of Science in journalism from Chadron State College.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images