Como tirar mofo de brinquedos de pelúcia e almofadas decorativas

Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images

O mofo é um tipo de fungo que se desenvolve em atmosferas quentes e úmidas. Embora muitos tecidos sintéticos sejam resistentes a esse problema, outros tipos, como algodão, linho, raiom, seda e lã, apresentam fácil crescimento de mofo. O fungo se desenvolve melhor onde há fluxo limitado de ar, de modo que, se um item como uma almofada ou animal de pelúcia ficar úmido, a parte interna pode apresentar um cheiro característico, indicando que algo desagradável está se desenvolvendo. Felizmente, existem algumas coisas que podem ser feitas para se livrar dos fungos.

Step 1

Coloque qualquer almofada ou animal de pelúcia lavável na máquina de lavar roupas. Utilize a água mais quente que o tecido suporta, pois o que mata o mofo é o calor.

Step 2

Seque todas as peças na secadora de roupas na temperatura mais alta e verifique periodicamente para se certificar de que o calor não está danificando os itens. Outra alternativa é usar o calor da secadora para matar o mofo de peças que não podem ser lavadas na máquina.

Step 3

Mergulhe os itens mais resistentes em um balde com uma mistura de água e dois copos de vinagre branco. O alvejante líquido é ainda mais eficiente para matar o mofo, mas deve ser usado somente em almofadas e animais de pelúcia totalmente brancos.

Step 4

Espalhe toalhas ou lençóis no quintal. Coloque os itens muito delicados sobre eles e deixe-os absorver o máximo possível de sol. Embora esse método não seja tão eficaz para matar o mofo como o calor de uma secadora, alguns itens são muito frágeis para suportar medidas mais abrasivas de limpeza.

Step 5

A substituição do estofamento das almofadas e animais de pelúcia é um último recurso. Abra uma das costuras em um local pouco visível, remova o material mofado e descarte-o. Em seguida, substitua-o por um material sintético para obter mais resistência ao desenvolvimento de mofo.

×