Como tirar moldes para a fabricação de veículos em fibra de vidro

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Não importa se você pretende substituir alguma parte de seu carro por um material mais leve, como fibra de vidro e de carbono, ou se você pretende construir a réplica de um veículo. A confecção do molde da peça ou do veículo a ser copiado é sempre a primeira coisa a ser feita. Este processo é tão antigo quanto a própria fibra de vidro, mas alguma ferramentas modernas podem facilitar o trabalho ao ponto de que qualquer pessoa que saiba usar um compressor e aplicar fibra de vidro consiga fazer. Após alguma preparação, é tudo uma questão de aplicar os produtos certos na ordem correta.

Passo 1

Remova os retrovisores, a antena e o emblema do capô. Se você moldar com esses items, não será capaz de retirar o molde sem quebrá-los. Se quiser replicar alguma parte, como os retrovisores, terá mais sucesso tirando o molde e confeccionando a peça em separando e fixando-a à carroceria mais tarde.

Passo 2

Preencha todos os frisos e buracos da carroceria com papelão ou fita adesiva dobrada. Coloque papelão por trás da grade e dos frisos do porta-malas, bem como nas entradas de ar e nos frisos do capô. Se não conseguir colocar fita entre os vãos das peças, empurre fita adesiva com o lado colante para baixo, pois isso manterá o gelcoat laranja, longe de locais indesejados. Passe fita em volta da parte interna dos puxadores das portas e não se esqueça de cobrir as fechaduras.

Passo 3

Aplique três ou quatro camadas de cera de carnaúba sobre a pintura e qualquer outra parte que o gelcoat entrará em contato (incluindo janelas, faróis, lanternas e molduras). A cera formará uma barreira entre a pintura e o desmoldante, ajudando a diminuir a sucção e facilitando a soltura do molde.

Passo 4

Com uma pistola de pintura, aplique quatro ou cinco camadas do agente desmoldante, obedecendo as recomendações do fabricante para mistura e aplicação. Quando ele secar, formará uma grossa bolha de plástico sobre a toda a superfície. A bolha se soltará do carro, permitindo que você a remova sem quebrá-la ou danificar o veículo.

Passo 5

Abasteça a pistola com gelcoat para molde. Essa substância é muita parecida com o gelcoat comum, mas é mais grossa, durável e maleável o suficiente para que você produza inúmeras peças a partir do mesmo molde. Use o maior bico que tiver e comece a aplicá-lo pela frente do veículo até que o mesmo esteja totalmente coberto por uma camada laranja de mais ou menos 2,4 mm de espessura. Três ou quatros camadas serão suficientes. Deixe secar por uma hora.

Passo 6

Coloque a manta de fibra de vidro sobre o capô, misture um litro de resina a adicione a quantidade de endurecedor indicada pelo fabricante. Molhe o pincel na resina e comece a aplicá-la sobre a manta. Ela estará completamente saturada quando estiver transparente o suficiente para que você veja a camada o laranja gelcoat embaixo. Passe o rolo para fibra de vidro sobre a manta para eliminar as bolhas de ar. Guarde o rolo num vasilhame com thinner para que o mesmo não estrague.

Passo 7

Continue aplicando as mantas de fibra de vidro de cima para baixo e da frente para a traseira do veículo, misturando um litro de resina de cada vez. Se você misturar uma grande quantidade a resina, ela ficará quente e começará a se transformar em gel antes que você consiga aplicar tudo. Quando cobrir o carro todo, recomece o processo pelo capô onde você aplicou o primeiro pedaço da manta. Aplique uma segunda e uma terceira camada de fibra. Você gastará cerca de uma hora por camada, tempo suficiente para que a anterior seque. Quando terminar, deixe a fibra secar por duas ou três horas.

Passo 8

Coloque um disco de corte na mini-retifica. Comece a cortar o molde pela frente do carro e continue pela parte central dele, dividindo o molde em dois. Essa parte requer cuidado para não cortar o molde, somente a fibra. Pare de cortar quando vir a camada laranja do molde.

Passo 9

Faça quantos cortes forem necessários para soltar o molde do carro. Em alguns veículos ele se soltará com apenas o corte longitudinal, mas as vezes é necessário cortá-lo em pelo menos seis partes, mais dois cortes horizontais sobre os para-lamas e um corte horizontal perto da parte de trás das portas dianteiras. A carroceria do carro será um fator determinante na quantidade de cortes que você precisará fazer.

Passo 10

Use uma lâmina de barbear de plástico para cortar o gelcoat entre a fibra e o molde. Você provavelmente precisará fazer força e repetir o processo até retirar completamente o gelcoat. Faça essa parte com calma e certifique-se de passar a lâmina por toda a superfície antes de tentar remover o molde.

Passo 11

Levante um canto do molde e encaixe um bico de ar comprimido entre o da carroceria e o molde. Use um pano molhado para selar da melhor maneira possível o vão ao redor do bico. Ligue o compressor para inserir ar-comprimido entre a carroceria e o molde enquanto um assistente te ajuda a soltar o molde. Ele pode ficar preso, mas você terá que tirá-lo de um jeito ou de outro. Se ele não soltar, use a mini-retifica para cortar onde for necessário.

Passo 12

Tire as partes do molde uma de cada vez. Não tenha medo de cortar onde for necessário, mas faça com calma, pois não haverá uma segunda. Não se assuste se você acabar com 20 ou mais partes quando terminar.

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