×
Loading ...

A toxidade do Frontline para cães em contato com o organismo humano

O Frontline é o nome comercial de um agente tópico contra pulgas e carrapatos que contém o medicamento de prescrição Fipronil. A solução é normalmente aplicada na nuca do pescoço de um cão, onde se espalha e se prende ao cabelo e pele do animal. O Fipronil é também um ingrediente em pesticidas comerciais. A droga é tóxica para os seres humanos.

O Frontline é aplicado topicamente na pele de um cão para tratar de pulgas e carrapatos (Black dog image by Maksim Zinchenko from Fotolia.com)

Os sintomas externos

Um dos sintomas imediatos de contato com Fipronil é a irritação dos olhos ou da pele. Instruções de aplicação orientam que os usuários não deixem a solução entrar em contato com pele nua. Você pode facilmente esfregar o medicamento em seus olhos, e se sua mão tiver entrado em contato com a solução, as duas áreas sofrerão irritação. Uma lavagem imediata é recomendada.

Loading...

Náuseas e vômitos

Se ingerido, o Fipronil irá causar náuseas e vômitos. Esta reação pode ser útil, a longo prazo, embora desagradável para o doente, uma vez que elimina alguns dos agentes tóxicos a partir do sistema. Como os outros sintomas de envenenamento com Fipronil, estes sintomas abdominais podem estar relacionados a algum outro catalisador. Procure atendimento médico se não tiver certeza do que está causando os sintomas.

Sintomas menores

O Fipronil é um agente neurológico que tem um efeito letal sobre os parasitas. Ele interfere com o funcionamento do sistema nervoso central, matando as pragas. Embora ele tenha mais efeito no sistema neurológico de insetos, o fármaco pode causar sintomas neurológicos em seres humanos. Embora desagradáveis, sintomas mais simples como tontura, sudorese e sonolência podem acontecer. No entanto, uma sensação de sonolência pode levar um usuário envenenado a atrasar o tratamento médico.

Os principais sintomas

Efeitos neurológicos mais intensos de envenenamento com Fipronil incluem agitação, tremores e convulsões. A agitação pode ser caracterizada por irritabilidade emocional extrema e um aumento da tensão. O tremor é descrito como espasmos musculares que causam tremores involuntários do corpo. E isso pode ser um precursor para convulsões, que são o sintoma mais forte de toxicidade em seres humanos.

Precauções de segurança, tratamentos e resultados

A bula de cada frasco de Frontline traz advertências e instruções de segurança para a utilização do produto. Evitar o contato da solução com as mãos ou os olhos humanos é a maior recomendação. Se qualquer resíduo de Fipronil atingir os olhos, a bula do remédio recomenda a lavagem dos olhos com água. A lavagem imediata das mãos é recomendada após cada aplicação, e cada embalagem de aplicação ou conta-gotas devem ser embrulhadas em papel antes de ser descartadas. Nos casos em que a solução tenha sido ingerida, você deve procurar atendimento médico imediatamente, e induzir o vômito se a ajuda médica for demorar mais de 15 minutos. A morte por envenenamento com Fipronil é extremamente rara. Os doentes tendem a se recuperar sob tratamento médico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...