Como trançar folhas de palmeira

Trançar folhas de palmeira é uma tradição de muitas culturas

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Trançar folhas de palmeira é uma tradição de muitas culturas. Muitas igrejas usam a técnica durante a Páscoa; outras culturas trançam folhas para criar roupas, chapéus ou até joias. Outras folhas frequentemente trançadas são as de banana, coco e demais tipos de folhas tropicais grandes e palha. Hoje, o trançado de folhas de palmeira é utilizado como uma forma de arte, além de celebrações de feriados. A trança tradicional é a mais fácil, mas há muitas formas belas e complicadas de se fazer.

Step 1

Remova as extremidades verdes das folhas de palmeira. Puxe-as das folhas usando os dedos como se estivesse descascando ervilhas. Três folhas de palmeira serão necessárias para cada trança. Amarre as três folhas usando o fio e jogue na lixeira as tiras não utilizadas.

Step 2

Separe as três folhas até que se toquem apenas onde estão atadas pelo fio. Pegue a folha da esquerda e cruze-a sobre a folha do meio, tornando-a o novo centro das três folhas. Mantenha-a no lugar com seus dedos.

Step 3

Cruze a folha da direita sobre a folha do meio até que esta seja o novo centro das três folhas. Segure-a no lugar com seus dedos.

Step 4

Aperte as folhas o mais firmemente possível para fortalecer a trança. Mantenha-a no lugar.

Step 5

Continue a cruzar a folha da esquerda sobre a do meio e, depois, a da direita sobre o meio, apertando o conjunto. Continue a trançar até alcançar as extremidades das folhas. O processo todo deve levar menos de cinco minutos.

Step 6

Amarre as três extremidades usando um fio. Certifique-se que a trança esteja muito apertada ou o fio escorregará e as folhas se soltarão.

×