×
Loading ...

Como transformar um livro velho em um compartimento secreto para guardar objetos

Todo mundo já viu isso em filmes: um livro na prateleira que seria completamente comum se não fosse pelo fato de que, ao ser puxado, leva a um cômodo secreto contendo antiguidades e segredos de valores inestimáveis. Bem, livros comuns e velhos também são bons para outra coisa - algo um pouco mais prático para pessoas que não possuem centenas de joias ou um alter-ego para preservar: podem servir para esconder diversos objetos. Ao criar um buraco no centro do livro, removendo parte de seu miolo, pode-se guardar objetos de valor como dinheiro ou um anel de noivado, por exemplo, sem muitos riscos de serem descobertos. É claro que ajuda se tiver uma estante cheia, de modo que seu livro especial se misture a eles e passe despercebido.

Instruções

Crie um compartimento secreto em um livro antigo para guardar objetos de valor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Transformando um livro velho em um compartimento secreto

  1. Misture a cola com um pouco de água até que ela se torne mais fácil de espalhar. A mistura deve ser composta por cerca de 1/2 a 2/3 de cola. Provavelmente não será necessária uma grande quantidade dessa solução. Cerca de 30 ml devem bastar.

    Loading...
  2. Escolha uma página do livro na qual quer que o compartimento comece e separe-a para que seja a última a ser cortada. Mesmo se não houverem páginas em especial que queira poupar, deixe uma no início.

  3. Segure juntas todas as páginas que pretende cortar e comece a pincelá-las com a mistura de cola e água. Seja generoso, mas lembre-se que o objetivo é que as páginas absorvam a cola, e não que fiquem pingando. Deixe secar por pelo menos meia hora. Mantenha a capa e quaisquer páginas que não queira cortar separadas com algum objeto que funcione como uma espécie de espaçador, como, por exemplo, um pedaço de cartolina ou papel cartão.

  4. Depois de seco, abra o livro na primeira página colada e desenhe um contorno de cerca de 1,5 cm ao redor dela toda, incluindo a margem interna que se conecta à lombada.

  5. Comece a cortar usando a régua para guiar a lâmina ou estilete ao longo das linhas. Essa parte pode levar algum tempo, tendo em vista que é difícil cortar mais do que algumas páginas de cada vez. Mas não fique impaciente, pois é importante que as linhas se mantenham retas. O resultado final ficará muito melhor se fizer isso com cuidado.

    Se começar a ficar cansado ou entediado, faça uma pausa ou escute uma música para ajudar a se distrair da natureza entediante dessa tarefa. Assistir TV não é o mais recomendável, já que isso poderia levar a alguns lapsos de atenção, podendo resultar em um acidente.

  6. Termine de cortar até chegar à contra capa do livro e acerte eventuais rebarbas que tenham se formado durante o corte. O ideal é que as beiradas fiquem o mais retas e lisas possível. Pincele o interior do espaço de armazenamento (ou seja, a parte de dentro do miolo, onde as páginas foram cortadas). Seja generoso e não fique preocupado com eventuais respingos, pois a cola logo irá secar. Também é uma boa ideia aplicar uma segunda camada de cola na parte externa das folhas e uma camada fina sobre as borda do livro (a página de cima do compartimento secreto).

  7. Feche o livro, mas dessa vez sem nenhum espaçador. A primeira página ficará colada à borda do compartimento secreto. Após cerca de 30 minutos, abra o livro e faça um corte nesta primeira página, reabrindo a área de armazenamento. É possível que a parte de dentro do livro ainda esteja um pouco molhada, então espere secar por mais algum tempo antes de colocar seus bens de valor ou cartas românticas lá dentro.

Loading...

O que você precisa

  • Livro velho
  • Estilete
  • Régua
  • Lápis ou caneta
  • Cola branca
  • Caixa
  • Pincel

Referências

Loading ...
Loading ...