Como remover manchas de excremento de baratas de livros

Os excrementos de barata aparecem como pequenos pontos marrons nos livros, geralmente nas bordas, nos lados opostos à espinha do livro. As manchas podem ser de 6 mm a 1,2 cm de comprimento, ou podem aparecer como pequenos salpicos. O excremento impregna o papel e é difícil de se remover sem causar danos. Livros valiosos, ou que sejam importantes para alguém, devem ser levados a um especialista em preservação de livros. Tenha cuidado ao tentar seguir os métodos.

Passo 1

Segure o livro fechado firmemente e use uma escova macia para limpar qualquer sujeira solta das bordas das páginas.

Passo 2

Use uma borracha artística de goma para remover com cuidado o máximo possível das manchas enquanto se segura o livro fechado. Tenha atenção para não danificar as páginas.

Passo 3

Mergulhe um cotonete na água sanitária e passe de leve nas manchas. Não aplique demais, pois o produto enfraquecerá o papel.

Passo 4

Esfregue de leve a borda externa com uma lixa bem fina caso o tratamento com água sanitária não dê certo. A mancha pode ser raspada. Não faça isso com um livro muito valioso.

Passo 5

Abra o livro e verifique as manchas em páginas. Use o cotonete com água sanitária para retirá-las. Seque bem cada página antes de continuar para a próxima.

Passo 6

Remova os excrementos de capas brilhosas com um pano macio molhado com fluido de isqueiro. Esfregue a mancha até tirar o máximo que conseguir. Não passe água sanitária nesse tipo de capa de livro.

Passo 7

Limpe as juntas de couro com um pano macio molhado com fluido de isqueiro e depois com um condicionador de couro feito para livros.

Passo 8

Use a borracha de goma nas juntas de livros de capa dura com bordas cobertas de papel. Não use água sanitária nem fluido de isqueiro nessas juntas.

Mais recentes

×