Como tratar alergias a sulfa
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Alergias a sulfa ocorrem quando uma pessoa tem reações contra as sulfonamidas. Esses medicamentos, que são da classe dos antibióticos, são usados rotineiramente para tratar uma variedade de infecções. Marcas comerciais de sulfas incluem o Pediazole, o Bactrim e o Septra. A sulfa também pode estar presente em medicamentos que não sejam antibióticos, porém eles causam bem menos reações adversas. As alergias a sulfas não são comuns, com aproximadamente 3% da população sofrendo desse mal, mas se alguma reação ocorrer, é importante entender como tratá-la.
Step 1
Avalie os sintomas. Uma pessoa tendo uma alergia a sulfa geralmente começa a ter coceiras. O prurido pode ocorrer no corpo inteiro e pode ter intensidade leve até moderada, dependendo do indivíduo. Erupções cutâneas podem ocorrer em algumas pessoas. Além disso, outras complicações podem ocorrer como resultado dessa alergia, incluindo problemas pulmonares e a diminuição de células brancas.
Step 2
Vá ao médico imediatamente. Se houver suspeita de alergia a sulfa, ligue para o médico. Ele precisará fazer um exame visual para dar um diagnóstico. O tratamento para essa alergia é cessar o uso do medicamento.
Step 3
Avise todos os médicos que forem consultados sobre a alergia. Embora as reações sejam mínimas na maioria dos casos, algumas pessoas possuem reações muito severas, que podem causar problemas imunológicos e pulmonares. Por esse motivo, os médicos precisam saber da existência de uma alergia.
Step 4
Preste atenção aos ingredientes dos medicamentos comprados em farmácias. Mesmo se o médico prescrever um fármaco isento de sulfas, certifique-se de que o farmacêutico saiba de sua alergia. Quando for buscar o produto, confirme com ele se a medicação realmente não tem nenhum substituinte que contenha sulfa.
Step 5
Entenda quais medicamentos podem desencadear uma reação. As medicações contendo sulfa não são limitadas aos antibióticos, sendo que há muitos outros fármacos que possuem esse ingrediente na composição. Cuidado com diuréticos, medicamentos para diabetes e artrite, como o Celebrex.
Mais Artigos
Recursos
Dica
- Monitore os sintomas quando tomar uma medicação nova. Preste atenção em coceiras ou erupções cutâneas e converse com o farmacêutico para garantir que o medicamento realmente seja isento de sulfas.
Advertência
- Não esqueça de atualizar seu cartão médico, em caso de emergência. Se não houver um cartão em sua carteira, é uma boa ideia obter um. Mantenha-o em um lugar visível, para que um profissional da saúde possa saber que há o caso de alergia a sulfas.
Sobre o Autor
Nicki Howell started her professional writing career in 2002, specializing in areas such as health, fitness and personal finance. She has been published at health care websites, such as HealthTree, and is a ghostwriter for a variety of small health care organizations. She earned a Bachelor of Science in business administration from Portland State University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images