Como tratar articulações inchadas de cavalos
Comstock/Comstock/Getty Images
As pernas de um cavalo suportam uma incrível quantidade de estresse e pressão, e, como resultado, suas articulações frequentemente tornam-se inchadas e endurecidas. Desde o boleto até o joelho ou do jarrete à coxa, as articulações de um cavalo podem ficar muito dolorosas quando incham. O conhecimento de alguns tratamentos comuns pode ajudar a reduzir o inchaço e pode ser uma grande vantagem para o proprietário comum de um cavalo.
Como tratar as articulações inchadas em um cavalo
Step 1
Comece com hidroterapia. Este é frequentemente o melhor tratamento, pois funciona em muitos casos e elimina a necessidade de outros tratamentos. Coloque o espigão de alta pressão na mangueira. Abra a água em baixa pressão e comece nos cascos e vá subindo até as articulações inchadas. Depois que a área estiver molhada, aumente a pressão e direcione diretamente sobre a área dolorida.
Step 2
Passe a mangueira em cada perna por pelo menos dez minutos. Certifique-se de manter a pressão direcionada sobre a área inchada.
Step 3
Retire a maior parte da água com as mãos e, em seguida, aplique um linimento tonificante nas articulações. Certifique-se de seguir as instruções do rótulo, pois alguns unguentos são mais fortes do que outros e podem realmente causar uma queimadura química se não for cuidadoso.
Step 4
Faça o cavalo andar suavemente por pelo menos 30 minutos. O exercício é um dos melhores tratamentos para articulações inchadas, pois o movimento provoca uma melhor circulação que, por sua vez, faz o inchaço diminuir. Mas é importante colocar o animal em uma área pequena, já que um esforço extremo poderá piorar a situação.
Step 5
Dê ao cavalo algum medicamento, como Bute, que é o mesmo que aspirina, só que para cavalos. Isso funciona como um analgésico e também como anti-inflamatório. Verifique com o veterinário a dosagem e possíveis efeitos colaterais.
Referências
Dica
- É sempre bom ter uma segunda pessoa para ajudá-lo a lidar com o cavalo quando estiver tratando-o.
Advertência
- Sempre pergunte ao veterinário antes de dar qualquer medicamento ao seu cavalo.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images