×
Loading ...

Como tratar o excesso de ácido muriático na piscina

A manutenção de um pH balanceado é essencial para a saúde de uma piscina. Os níveis devem geralmente ser mantidos entre 7,2 e 7,6. O cloro aumenta o pH da piscina; para contrabalancear isto, o ácido muriático é usado para baixa-lo novamente. Se você usar muito ácido, porém, o pH pode baixar perigosamente, ameaçando os banhistas com assaduras e irritação nos olhos, além de danificar peças de metal do equipamento da piscina. Nestes casos, uma mistura de soda cáustica diluída pode ser usada para elevar o pH da água para o nível recomendado.

Instruções

A quantidade de soda cáustica utilizada depende principalmente do tamanho da sua piscina (swimming pool image by apeschi from Fotolia.com)
  1. Meça o pH da água da piscina se tiver o kit apropriado. Se não, leve uma amostra da água até uma loja para ser testada gratuitamente. Anote o resultado.

    Loading...
  2. Encha aproximadamente 3/4 de um balde com água. Coloque luvas e óculos de proteção.

  3. Adicione 100 ml de soda cáustica ao balde d'água para cada 20,000 L de água na piscina, se a leitura do pH estiver entre 7,0 e 7,2. Caso estiver entre 6,7 e 7,0, adicione 200 ml para cada 20,000 L. Se estiver abaixo de 6,7, adicione 250 ml para cada 20,000 L.

  4. Mexa soda cáustica na água para dilui-la bem. O objetivo é apenas pré-dissolver a soda cáustica para que ela se misture bem à água da sua piscina, então a concentração exata de soda cáustica na água do balde não é importante.

  5. Lentamente despeje a soda cáustica diluída na parte mais funda da piscina, o mais longe possível das paredes e de filtros ou bombas.

  6. Espere o quanto for preciso para que a água da piscina completamente circule, de acordo com o manual do seu filtro.

  7. Faça outra aferição do pH. Se os níveis ainda estiverem fora do recomendado, volte ao passo 2.

Loading...

Aviso

  • Não deixe que a soda cáustica ou a mistura com água entre em contato com a sua pele, seus olhos ou suas roupas.
  • Não adicione mais cloro para elevar o pH da piscina. Uma alta concentração de cloro pode ser perigosa para os banhistas.

O que você precisa

  • Kit para aferição do pH
  • Soda cáustica
  • Luvas
  • Óculos ou máscara de proteção
  • Balde
  • Palito para mexer
  • Manual do filtro da piscina

Referências

Loading ...
Loading ...