Como tratar um poço que está ácido

••• Visage/Stockbyte/Getty Images

A água de um poço que está acida apresenta pH menor que 7,0 e pode ser bastante problemática, uma vez que isso faz com que as partes metálicas do sistema, como a torneira, sejam corroídas. Essa acidez é geralmente causada pela chuva ácida ou por produtos químicos do solo, que contaminam o interior do poço. Para corrigir o problema, o nível de pH da água deve se elevar acima de 7,0. Se a água do poço não for neutralizada rapidamente, danos caros podem ocorrer nas canalizações e tubulações domésticas.

Passo 1

Teste a água usando um kit apropriado e determine o nível de acidez. Esses kits estão disponíveis em qualquer empresa de suprimentos aquáticos, assim como em várias lojas de consertos caseiros. Procure por um que teste especificamente o nível de pH ou o de acidez, que serão lidos em valores menores que 7,0 caso a água esteja ácida.

Passo 2

Instale um alimentador de bicarbonato de sódio dentro do poço. O componente principal deste sistema é chamado bomba medidora, e é usado para liberar bicarbonato de sódio na água. Instale-o cuidadosamente seguindo as instruções fornecidas junto a ele.

Passo 3

Coloque bicarbonato de sódio e água no compartimento da bomba medidora do alimentador, até que se alcance a solução de 10%. Isso equivale a aproximadamente 3 kg para cada 20 l de água, embora você deva seguir as instruções fornecidas com o alimentador.

Passo 4

Ligue a bomba do poço e deixe que a água circule por aproximadamente 15 minutos.

Passo 5

Teste novamente a água usando o kit para verificar se o nível de pH se elevou para acima de 7,0.

Mais recentes

×