Como tratar uma queimadura de maçarico

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Maçaricos têm muitas aplicações em trabalhos com metais e na medicina. No caso de você ser queimado pela chama, trate a queimadura como uma feita por qualquer outro material. Os maçaricos funcionam com temperaturas extremamente altas, por isso podem resultar em queimaduras graves. Trate as de primeiro grau em casa, mas a partir das de segundo grau procure cuidado médico imediatamente. Queimaduras são mais suscetíveis à infecções que outras feridas e precisam ser mantidas limpas.

Passo 1

Coloque a queimadura sob água corrente fria por 10 a 15 minutos. Aplique uma compressa fria ou gelo na área, mas não diretamente na queimadura, pois pode causar congelamento.

Passo 2

Determine a gravidade. Se for de primeiro grau, será leve e geralmente resulta em vermelhidão, inchaço e dor leve. Quando a pele sobre a queimadura for levemente pressionada, ficará branca. Já as de segundo grau resultam em bolhas, vermelhidão, pele inchada, dor grave e manchas na pele. As queimaduras de terceiro grau são brancas ou carbonizadas e há muita ou nenhuma dor, pois os nervos e tecidos foram lesionados.

Passo 3

Aplique uma pomada comprada em farmácias e uma bandagem de gaze para manter a queimadura de primeiro grau limpa e úmida. Não envolva a bandagem de forma apertada ao redor da área afetada. Aplique cremes (preferencialmente de aloe vera) para evitar que fique seca. Compre remédios analgésicos se estiver com dor.

Passo 4

Procure atenção médica imediata para queimaduras de segundo e terceiro grau. Deixe a queimadura sob água corrente fria, mas não deixe ensopar. Não remova as roupas que estejam grudando na pele. Não aplique pomada na ferida. Se possível, eleve a queimadura sobre o nível do coração do paciente.

Mais recentes

×