Como tratar a ruptura do músculo peitoral

O músculo peitoral, ou do peito, é propenso à lesão, especialmente entre levantadores de pesos, fisiculturistas e praticantes de esportes de contato. O conhecimento dos sinais de advertência e a compreensão dos princípios básicos de primeiros socorros, em caso de ruptura desse músculo, podem poupar muito sofrimento e despesas médicas a longo prazo. As fibras musculares rotas são muito dolorosas. Os sinais de ruptura de um músculo na região peitoral podem incluir dor no peito, contusão e edema, assim como sensação de queimação. A perda de movimento ou da força de levantamento também são sinais clássicos.

Tratando a ruptura do músculo peitoral

Passo 1

Primeiramente, pare o que estiver fazendo. Se estiver levantando pesos, ponha-os no chão, não tente chegar até a "sensação de queimação" ou cantar o mantra: "Sem sacrifício, nenhum benefício". Um músculo roto pode emitir um som de estalo ou uma sensação profusa de queimação. A força de levantamento diminui extremamente, e o indivíduo é incapaz de mover um ou ambos os braços horizontalmente.

Passo 2

Trate a lesão da ruptura muscular com repouso e aplicações de calor e gelo. Envolva a bolsa de gelo em uma toalha ou pano de prato para evitar o contato direto com a pele. Deixe o gelo no local por cerca d 15 a 20 minutos. Continue com uma aplicação de calor usando uma toalha aquecida em micro-ondas ou uma almofada térmica com baixo ajuste de calor.

Passo 3

Limite o movimento. Evite usar o braço ou o ombro no lado da lesão. É essencial repousar o músculo roto para que se cure adequadamente.

Passo 4

Se a ruptura for grave e os métodos descritos anteriormente não proporcionarem alívio, pode ser necessária uma visita ao médico. Em alguns casos, é necessária a cirurgia para reparar a ruptura do músculo peitoral.

Passo 5

Mesmo depois da cirurgia, deve-se limitar o uso do músculo, pois pode levar meses ou até anos para o músculo recuperar a força total. Em alguns casos, a reabilitação de uma área lesionada é um processo doloroso, extenso, com duração de vários meses.

Mais recentes

×