×
Loading ...

Como tratar uma tartaruga-pintada com fungos

As tartarugas-pintadas são comumente encontradas nas águas da América do Norte e, devido ao seu tamanho (13 cm a 25 cm de comprimento), elas são bons animais de estimação para um aquário. Embora uma tartaruga-pintada saudável ​​possa viver até 20 anos, essa espécie pode contrair várias doenças, incluindo um fungo branco que infecta a pele ou o casco. O tratamento adequado dessa doença fúngica e os cuidados posteriores são necessários para garantir que o animal tenha uma boa saúde e viva uma vida plena.

Instruções

Uma tartaruga-pintada saudável ​​pode viver por até 20 anos (Painted Turtle image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Retire sua tartaruga-pintada do aquário e coloque-a em um local seguro como uma caixa grande com tampa ou outro aquário.

    Loading...
  2. Limpe todo o aquário com uma solução de 3% de água sanitária. Lembre-se de lavar cuidadosamente todas as paredes e objetos dentro do aquário. A melhor maneira de garantir uma boa limpeza é usar uma escova ou esponja para esfregar e depois lavar tudo com água limpa.

  3. Adicione água limpa cuja temperatura seja de aproximadamente 24 ºC. Uma das principais causas de doenças fúngicas em tartarugas é a sujeira no aquário ou na água, portanto é importante limpar o aquário uma vez por semana e trocar a água diariamente. Não é necessário esvaziar o aquário para fazer a troca, mas apenas adicionar um pouco de água limpa todos os dias. A quantidade exata varia dependendo do tamanho do aquário, mas é recomendado adicionar pelo menos três ou quatro xícaras de água potável por dia.

  4. Adicione um quarto de xícara de sal de cozinha para cada 19 litros de água a cada vez que você trocar a água.

  5. Pinte o casco da tartaruga com uma camada fina de iodo a 5% nas áreas afetadas pelo fungo, mas não o aplique na pele do animal. Deixe o iodo secar no casco antes de colocar a tartaruga de volta no aquário. Esse procedimento pode ser repetido diariamente durante várias semanas para agilizar a cura.

  6. Se sua tartaruga-pintada apresentar sinais de sofrimento ou se seu comportamento mudar drasticamente, procure um veterinário especializado em répteis. Alguns sinais de sofrimento são alterações no apetite, natação instável e fezes anormais. O veterinário pode prescrever um medicamento antifúngico para sua tartaruga caso o tratamento caseiro não funcione.

Loading...

Dicas

  • Observe sua tartaruga enquanto ela estiver doente. O processo de cura pode levar até um ano, mas se em algum momento o fungo parecer se disseminar ou se o animal apresentar mudanças de comportamento, você deve procurar um veterinário.
  • Sempre lave as mãos antes e depois de manusear sua tartaruga-pintada, uma vez que a limpeza das mão ajuda a prevenir a propagação de bactérias e doenças como a salmonela.

O que você precisa

  • Água doce
  • Água sanitária
  • Escova ou esponja
  • Sal de cozinha
  • Iodo

Referências

Loading ...
Loading ...