Como trocar a vedação da porta do box do banheiro

••• Chris Clinton/Photodisc/Getty Images

A vedação da porta do box do banheiro é uma estrutura simples, porém necessária, que mantém a água dentro do box e previne danos custosos ocasionados pela água nos materiais em volta do chuveiro. A vedação de borracha pode rachar e se tornar menos maleável, e portanto, menos efetiva com o tempo. O adesivo da vedação pode falhar às vezes, causando também danos à vedação. A boa notícia é que trocar a vedação é um projeto fácil que pode ser feito em casa e em alguns minutos.

Passo 1

Remova a vedação danificada ou o que sobrou dela, e também o adesivo, puxando devagar e gentilmente. Se necessário, utilize uma espátula de plástico para tirá-los, tomando cuidado para não arranhar a porta do box.

Passo 2

Limpe o resíduo do adesivo com um pano limpo embebido em álcool isopropílico ou solvente de adesivo, se o álcool não for o suficiente. Limpe a área para o novo vedante com detergente neutro e água quente. Seque antes de proceder.

Passo 3

Com a superfície seca, coloque o novo vedante na quina da porta e corte o excesso, se necessário.

Passo 4

Tire a parte adesiva de trás do vedante que vem com cola e pressione a vedação na superfície da porta, começando em uma extremidade e alisando o vedante até a outra. Para vedante sem cola, coloque uma linha de calafetagem de silicone na porta e pressione a vedação no silicone com pressão igual de uma extremidade até a outra.

Passo 5

Limpe os excessos de silicone que escapam da parte de trás utilizando um pano limpo e seco. Deixe que o silicone seque e descanse por pelo menos 36 horas antes de usar o chuveiro e expô-lo à água.

Mais recentes

×