×
Loading ...

As vantagens da comunicação verbal sobre a escrita

A comunicação é a chave para o sucesso em muitas áreas. Esteja você se comunicando no trabalho, em casa ou em brincadeiras, a comunicação eficaz irá gerar resultados positivos. A tecnologia avançou em métodos de comunicação, incluindo o fax e o e-mail; entretanto, ainda há algo a ser dito sobre uma conversa à moda antiga. Em alguns casos, a comunicação verbal tem várias vantagens em relação à escrita. Entender essas vantagens permitirá que você escolha a comunicação verbal quando for necessário.

A comunicação verbal permite que você observe a linguagem corporal (business couple talking image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Linguagem corporal

A comunicação verbal permite que você observe a linguagem corporal da pessoa com quem está falando. Expressões faciais e outras pistas podem ajudar você a determinar como as palavras estão sendo recebidas. Se você oferecer seus pensamentos pela escrita, não saberá como o leitor está internalizando e não pode intervir se um mal entendido acontecer. A linguagem corporal é importante para a comunicação verbal e de acordo com o Small Business Administration, entender o que o corpo comunica ao mundo é importante na comunicação verbal.

Loading...

Feedback imediato

A comunicação verbal oferece a oportunidade de dar e receber feedback imediato. Em uma conversa face a face, há uma troca de ideias instantânea. As perguntas podem ser respondidas enquanto o assunto discutido ainda está acontecendo. Se você perguntar algo para alguém, a comunicação verbal pode acelerar a conclusão da tarefa porque não depende da explicação escrita por e-mail ou por escrito antes de poder ser feita. Se você estiver conversando com alguém, pode perguntar imediatamente e esclarecer suas instruções, objetivos e desejos para que sejam claramente entendidos.

Entendimento do tom

Na comunicação escrita, o tom se perde. Se você quer passar um senso de urgência, entendimento, simpatia ou algo diferente, você terá mais facilidade em conversas cara a cara. O tom da sua voz combinado com as palavras que você fala irão transmitir precisamente a mensagem que você quer. E-mails, cartas e transmissões por fax podem perder o tom e transmitir uma mensagem equivocada. Por exemplo, você pode ser percebido como bravo ou agressivo quando de fato não tinha essa intenção. Suas palavras no papel não contém o tom de voz. Esse tom de voz estabelece o estágio da urgência das suas palavras.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...