×
Loading ...

Vantagens e desvantagens dos computadores da Apple

O Macintosh tem mostrado-se diferenciado de outros computadores equivalentes. Parte disso vem do fato de que ele foi o primeiro desktop a utilizar um mouse com interface gráfica, mas grande parte vem também do "miticismo" que Steve Jobs construiu sobre a empresa. Os computadores da Apple são mais modernos e bonitos do que outros computadores, assim como a pessoa que o esteja utilizando — quer a pessoa esteja na média, quer ela esteja acima dela. Perdido no meio de tudo isso, estão as reais vantagens e desvantagens dos computadores da Apple, então vamos dar uma olhada nesses conceitos.

Loja da Apple em São Francisco, CA (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Atendimento ao cliente

Um computador pode dar defeito, e o Macintosh não é exceção. Mas, de acordo com pesquisas recentes, o serviço de atendimento ao cliente da Apple atingiu altos níveis, em comparação aos baixos níveis atribuídos a outros fabricantes de computadores, como a Dell. Ter um bom serviço de atendimento ao cliente evita de ter alguns problemas e impulsiona a clientela — proporcionando aos computadores da Apple uma vantagem definitiva sobre os outros fabricantes quando se trata de continuar ou repetir negócios.

Loading...
Genius Bar dentro da loja da Apple (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)

Preço

A Apple é a única a fabricar seu próprio hardware, e o preço é definido por isso, sem qualquer tipo de concorrência. Isso é incomum no mundo dos computadores, onde existem dúzias de fabricantes de hardware, todos competindo pelo dinheiro do usuário. Isso resulta em custos mais baixos para um computador, ao contrário dos computadores da Apple, que custam mais.

Computadores da Apple em exibição (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)

Seleções de Hardware

Os computadores da Apple ficam em desvantagem quando se escolhe um computador pelo hardware. Os usuários de computadores escolhem entre um vasto número de notebooks com o sistema Windows, modelos de desktop ou netbooks de diferentes empresas. Isso proporciona a competição, que resulta em uma escolha muito mais ampla de modelos a se comprar com maiores recursos disponíveis.

Outras marcas e Apple (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

Integração com iPods e iPhones

Como os iPods e os iPhones estão se proliferando entre os consumidores no momento, o fato de que eles se integram com computadores da Apple a fim de trabalharem com mais eficiência fez com que os computadores da Apple se tornassem mais populares entre aqueles que de outra forma não consideraram usar um. A chegada do primeiro adaptador e dos dispositivos de entrada e saída incrementaram o número de usuários do Mac, e isso veio a ser uma vantagem de se ter um Mac para usar com outros dispositivos portáteis.

Uso do iPhone 5 (Mario Tama/Getty Images News/Getty Images)

Integração de hardware

Ao contrário dos fabricantes de computadores, que fabricam vários tipos diferentes de hardware que geralmente não trabalham corretamente com o sistema operacional Windows no primeiro teste, o sistema operacional Macintosh (OSX) é fortemente ligado ao hardware, que só funciona corretamente com o tipo — sendo esse o hardware (ou seja, computadores) — que a Apple faz. Como resultado, o hardware projetado para trabalhar com os computadores da Apple geralmente funcionam imediatamente, sem a necessidade de drivers e outros softwares.

Uma modelo nos bastidores tendo uma foto tirada por um usuário de iPad (Mark Nolan/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Atualizações para sistema operacional

A atualização do Macintosh OSX como Leopard e mais recentemente Snow Leopard, vem em uma configuração única. Ao contrário daqueles que usam um outro computador, em que as atualizações do sistema operacional Windows (como o Vista) vêm em um número diferente de configurações e preços, cada uma com características diferentes; as atualizações do Mac OSX são simples de executar.

Cópias do OSX Snow Leopard em exibição na loja (Scott Olson/Getty Images News/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...