×
Loading ...

Vantagens e desvantagens de ter uma intranet

Intranets são redes internas que se comportam como a internet externa e são uma parte vital das comunicações empresariais. Elas permitem uma comunicação eficaz e oportuna em um negócio usando a plataforma da internet. Uma intranet pode ser configurada pessoalmente para todos os funcionários, dando-lhes acesso apenas às informações necessárias para realizar com êxito suas tarefas definidas.

Intranets permitem a comunicação oportuna entre colegas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Vantagem do compartilhamento de informações

A funcionalidade das intranets pode permitir um maior compartilhamento de informações e colaboração em toda a organização. Os documentos podem ser armazenados centralmente e acessados ​​por qualquer pessoa com a autorização adequada. Impressoras podem ser controladas centralmente. Quadros de avisos, ferramentas de busca e diretórios podem ser adicionados para facilitar ainda mais o fluxo de informações. Funções de gerenciamento de tarefas e calendários podem ser adicionados para melhor auxiliar equipes multifuncionais. Treinamentos on-line também podem ser disponibilizados para estagiários.

Loading...

Vantagem da segurança

A segurança dos dados é uma das principais preocupações de qualquer negócio, e a intranet acrescenta preocupações extras nessa área. Toda informação é protegida por senha, mas as intranets podem ser personalizadas para cada funcionário, reduzindo a possibilidade de acesso não autorizado a informações confidenciais.

Desvantagem do custo

Na configuração inicial do sistema de intranet, o custo pode ser considerável. O tamanho e a complexidade irão determinar a despesa. As atualizações e manutenções necessárias podem acrescentar muito aos custos. Formação de pessoal para utilizar o sistema pode ter um custo significativo.

Desvantagem da complexidade

A complexidade do sistema pode inibir o uso do mesmo. Os funcionários podem achá-lo muito difícil de entender e, portanto, não usá-lo em sua eficiência máxima. Eles podem se sentir sobrecarregados pela quantidade de informações que ele contém. A complexidade também pode sobrecarregar o departamento de TI. Avarias ou tempo offline também podem ser um problema que precisa ser gerenciado com um sistema tão complexo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...