Vegetais que podem ser usados na alimentação de frangos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
Os vegetais são nutritivos e bem-vindos na dieta dos frangos. Esses animais comem a maioria dos vegetais crus, mas também gostam de legumes e vegetais levemente cozidos, como brócolis, batata e cenoura. Não alimente as galinhas com alimentos estragados ou mofados. Se você planeja alimentá-las com vegetais cozidos a vapor, é importante deixá-los esfriar. Não forneça aos animais verduras temperadas, com sal ou gordura.
Folhas verdes
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Alface, espinafre, acelga e couve são os vegetais favoritos dos frangos. Dê às galinhas alimentos verdes como rúcula, alface mimosa e alface romana. Você pode também dar alface americana, porém esse alimento contém pouco valor nutritivo. O agrião é rico em cálcio, que é necessário para formar as cascas de ovos de galinhas poedeiras. A couve chinesa contém cálcio, vitamina C e vitamina A. Galinhas também podem desfrutar de ervas fortes, como manjericão, coentro, salsa e hortelã. A comida também pode ser divertida - uma pequena cabeça de repolho pode proporcionar horas de entretenimento para os animais, que irão bicar e ficar ao redor do alimento.
Vegetais de jardim
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Rale vegetais radiculares como cenoura, beterraba e nabos, e guarde os verdes para o seu rebanho. Batatas não têm valor nutricional muito alto, mas uma batata cozida quente em um dia frio será um deleite. O milho é um produto básico na ração de frango e as aves adoram o grão fresco ou enlatado. Elas vão comer cada pedaço da espiga de milho fresco. Você também pode alimentar seus animais com aspargo, feijão verde, pepino, berinjela, ervilha, carne, abóbora, sementes, brotos, tomate e pimentão. Você pode deixá-los bicar os vegetais, ou se preferir, cortar os alimentos em pedaços pequenos.
Seja criativo
Comstock/Comstock/Getty Images
Considere a ideia de plantar hortaliças que suas galinhas gostem. As aves ainda vão ajudá-lo a preparar o solo, adubar, diluir os brotos e comer as ervas daninhas. Muitas mercearias removem folhas exteriores de alface e cortam o topo de cenouras e vegetais de raiz antes de vendê-los, por isso peça que eles separem esse material para você. Isso gera menos resíduos para o estabelecimento. Também peça aos feirantes e produtores rurais os vegetais que não foram vendidos e serão descartados. Fornecedores podem lhe dar um desconto em seus produtos no final do dia, se você lhes disser que é para as suas galinhas.
Vegetais que devem ser evitados
Plantas fibrosas, como erva-cidreira ou palha de milho podem obstruir o papo do animal, uma bolsa na base do pescoço que mantém os alimentos antes deles serem enviados ao estômago. Algumas plantas, como cebola, alho, feijão, trevo, narcisos, jasmim e cicuta, são venenosas para as galinhas. As partes verdes de batatas, brotos de batata e as cascas contêm solanina, um alcalóide tóxico que pode causar paralisia e morte. Alguns legumes e ervas podem afetar o sabor dos ovos, como hortelã, salvia e tomilho. Se você suspeitar que seu frango tenha ingerido uma planta venenosa, contate o seu veterinário.
Referências
- "Como cuidar de galinhas"; Backyard Chickens.com; acessado em 21 de março de 2011 [em inglês]
- "Criação de galinhas para iniciantes"; Kimberley Willis and Rob Ludlow; 2009 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Jenny Dell'Osso has been writing for eHow and LIVESTRONG.COM since 2011. Her work has also been published in the "Journal of Physical Chemistry." Dell'Osso holds a Bachelor of Arts in chemistry and psychology from the University of Colorado, as well as a Master of Science in holistic nutrition.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images