Como saber se as velas de incandescência estão ruins?
detail of diesel engine image by Petr Gnuskin from Fotolia.com
Em um motor à diesel, as velas de incandescência funcionam semelhantemente às velas de ignição comuns. Enquanto as velas comuns fazem faíscas, as velas de incandescência aquecem. O calor faz com que as velas fiquem incandescentes (por isso o nome). Este tipo de vela é necessária para dar partida em um veículo e manter os pistões em movimento. É importante conhecer as características de velas de incandescência ruins.
Step 1
Veja se, em dias frios, o veículo não dá partida ou soa como uma partida pesada. Em vez de um som de ignição estável se ouvirá um som "tossido", e cada som do motor geralmente fará com que isso fique mais evidente. O som é, talvez, o sintoma mais alarmante e nítido de velas ruins. Se o motor requer várias tentativas para engatar, é sinal de que há problemas nas velas de incandescência.
Step 2
Observe o modo em que o carro acelera enquanto se dirige. Caso consiga dar a partida no motor, note quaisquer comportamentos estranhos do carro. Se ele dá trancos, estalos ou soa mais alto e ainda menos normal, suas velas podem estar ruins. Os trancos e estalos podem soar como se houvesse pouco combustível ou serão menos evidentes, como um veículo que "morre" em poucos minutos.
Step 3
Veja a luz das velas de incandescência no painel de instrumentos, que geralmente parece uma linha ondulada. Se a luz acende e apaga intermitentemente, tome nota do momento em que elas acendem ou apagam. Saber este momento pode auxiliar na tentativa de descobrir que forças externas podem estar influenciando o mal funcionamento das velas.
Mais Artigos
Causas de mau funcionamento do velocímetro em um Honda Civic→
O que fazer quando o compressor de ar não funciona?→
Como salvar um arquivo do OneNote no pen drive→
Problemas com o ESP dos carros da Volkswagen→
Porque as lâmpadas da minha casa estão piscando?→
Como mudar a rotação de um motor elétrico→
Referências
Dica
- Caso tenha um motor à diesel, é uma boa ideia ter sempre algumas velas incandescentes no porta-luvas.
Sobre o Autor
Bryan Cowing starting writing in 2002 for a local newspaper. A passionate bodybuilder and motorcycle enthusiast, he often finds opportunities to write about these topics to help share knowledge and expel myths. A co-owner of a gym in the Middle East, he assists clients with workouts and encourages them with the appropriate knowledge. Cowing holds a master's degree in English.
Créditos Fotográficos
detail of diesel engine image by Petr Gnuskin from Fotolia.com