Como fazer um véu de freira

Véus, assim como aqueles usados pelas freiras no século XIX, variam dependendo da época, da geografia e da ordem religiosa

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Véu de freira é o item de linho branco que cobre a mulher, usado embaixo das vestes do hábito. Através da história, os hábitos religiosos e os véus utilizados pelas freiras têm variado de acordo com as preferências culturais e os requerimentos religiosos. A geografia e a ordem religiosa específica possuem um importante papel no desenho um véu de freira. Elaborar um véu simples, para fins profissionais ou para fantasias, requer apenas habilidades básicas de costura.

Step 1

Meça a circunferência do rosto da pessoa. Começando no queixo, envolva a fita métrica em volta da face ao longo da linha do couro cabeludo e novamente ao queixo. Anote a medida como "face".

Step 2

Meça a distância do queixo até abaixo do tórax. A medida exata depende de quanto da parte da capa do véu deve cair. Anote essa medida como "babador".

Step 3

Pela parte traseira da cabeça, meça a distância do topo da testa na linha do couro cabeludo até os ombros. O ponto final nos ombros deve ser igual à parte da capa. Anote a medida como "cabeça".

Step 4

Abra completamente o tecido. Se necessário, use o ferro de passar nas dobras do tecido, para ajudá-lo a ficar plano. Oriente uma borda como a frontal, para obter um posicionamento padrão.

Step 5

Use uma caneta de tecido para desenhar uma linha na borda frontal do pano, igual à medida da face, com mais 1,3 cm de sobra em cada ponta. Com a costura extra, o comprimento total da linha do rosto deve ser igual à medida da face, mais 2,5 cm.

Step 6

A partir da extremidade da linha marcada com a caneta para tecido, meça o tecido em um comprimento igual à medida do babador, mais 2,5 cm de costura extra. Marque essa medida com a caneta para tecido. Repita o procedimento para a outra ponta da linha criada com a caneta.

Step 7

Meça do centro da linha marcada até embaixo, com uma distância igual à medida da cabeça, mais 2,5 cm de costura extra. Marque a medida com caneta de tecido. Essa marca deve ficar suficientemente distante das marcas medidas nas extremidade das linhas.

Step 8

Corte o tecido ao longo da linha feita com a caneta para tecido. Vire o tecido e corte-o em cada canto da linha, para criar as marcas do babador.

Step 9

Comece em uma marca do babador e corte uma linha semicircular, de uma marca do babador até a outra. Certifique-se de arquear o semicírculo, para que a tesoura passe por cima da marca da cabeça. Isso fará com que mais material caia em volta dos ombros quando o véu estiver concluído

Step 10

Usando uma costura extra de 1,3 cm, dobre todas as pontas soltas do tecido e alfinete-as no lugar. Costure uma linha da bainha em volta de toda a circunferência do tecido.

Step 11

Envolva o tecido com bainha no rosto, pois o pano deslizará. Una os dois lados com um alfinete abaixo do queixo, para que a abertura da face não fique muito aberta ou muito fechada.

Step 12

Remova o véu e termine alfinetando a costura frontal do alfinete inicial do queixo à borda do tecido. Costure ao redor da linha de costura usando uma costura extra de 1,3 cm. Teste o véu acabado para assegurar o panejamento apropriado e o encaixe ao longo da linha da face.

×