O 2 principais componentes de um ecossistema

Escrito por michael o. smathers | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O 2 principais componentes de um ecossistema
As árvores nessa floresta dependem de fatores abióticos do ambiente como luz do sol e chuvas (Paul Edmondson/Photodisc/Getty Images)

Ecossistemas consistem em formas de vida existentes em uma relação simbiótica com seu ambiente. As formas de vida em um ecossistema competem umas com as outras para serem as mais bem sucedidas em se reproduzirem e sobreviverem em um determinado nicho, ou ambiente. Dois componentes principais existentes em um ecossistema são: abióticos e bióticos. Os componentes abióticos de qualquer ecossistema são as propriedades do ambiente; os bióticos são as formas de vida que o ocupam.

Outras pessoas estão lendo

Componentes abióticos

Componentes abióticos de um ecossistema consistem nos aspectos inorgânicos do ambiente que determinam quais formas de vida podem sobreviver nele. Exemplos de componentes abióticos são temperatura, umidade, topografia e desastres naturais. A temperatura varia conforme a latitude; locais perto do equador são mais quentes do que os locais próximos aos polos ou às zonas temperadas. Umidade influencia a quantidade de água e vapor no ar e no solo, que, por sua vez, afeta o regime de chuvas. Topografia é a característica da região em termos de elevação. Por exemplo, de acordo com a Universidade de Wisconsin, a terra localizada na sombra de chuva de uma montanha vai receber menos precipitação. Desastres naturais incluem tsunamis, tempestades elétricas, furacões e incêndios.

Componentes bióticos

Os componentes bióticos de um ecossistema são as formas de vida que o habitam. As formas de vida de um ecossistema ajudam na transferência e no ciclo de energia. Elas são agrupadas de acordo com a forma que usam para obter energia. Produtores, como as plantas, produzem sua energia fazendo a fotossíntese via luz solar. Consumidores existem no nível seguinte da cadeia alimentar. Existem três tipos de consumidores: herbívoros, carnívoros e onívoros. Herbívoros se alimentam de plantas, carnívoros conseguem alimento comendo outros carnívoros ou herbívoros, e onívoros podem digerir tanto tecido animal quanto vegetal.

Interação

Componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas interagem e afetam uns aos outros. Se a temperatura de uma área diminui, a vida que existe nela precisa se adaptar a isso. O aquecimento global, ou o aumento da temperatura do planeta devido ao efeito estufa, aumentará a taxa metabólica da maioria dos organismos. A taxa metabólica aumenta com a temperatura porque as moléculas de nutrientes dentro dos corpos dos organismos tendem a interagir mais facilmente quando excitadas pelo calor. De acordo com o "Science News", os organismos tropicais ectodérmicos - de sangue frio - podem sofrer aumento da taxa metabólica por um aumento de apenas 5 graus Celcius, pois sua temperatura interna é quase completamente dependente da externa. Para adaptarem-se a essas circunstâncias, formas de vida de sangue frio esperam na sombra e não procuram ativamente alimento durantes as horas em que o sol está mais forte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível