Abelhas com manchas

Escrito por kasandra rose | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Abelhas com manchas
As abelhas com ferrão são tipicamente negras e amarelas com listras abdominais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As abelhas melíferas em toda a América estão sofrendo do distúrbio do colapso da colônia, que está afetando os índices de polinização das flores silvestres agrícolas e naturais. Portanto, as abelhas nativas se tornaram mais importantes do que nunca. Observar abelhas é um divertido passatempo de verão, enquanto se capina um pouco as ervas daninha.

Outras pessoas estão lendo

Abelhas

Existem dois tipos de abelhas, com e sem ferrão. As abelhas-do-suor não têm ferrão. As abelhas das colmeias, assim como a abelha melífera europeia e as abelhas-do-suor, têm famílias muito grandes, lideradas por uma rainha, e todas as operárias são irmãs. As abelhas solitárias, como as abelhas-carpinteiras e as abelhas-pedreiras, têm boca extensível, ou probóscide, destinada a obter o néctar das flores. As plantas com flores e as abelhas há muito estabeleceram uma estreita associação evolutiva, e muitas plantas não podem dar frutos sem a sua polinização. As abelhas transportam o pólen no dorso de suas cabeças, nas pernas e algumas vezes nas costas.

Amarelas e negras

A maioria das abelhas com ferrão é amarela e negra com uma listra dominante ao longo do abdômen. Às vezes, um branco-cremoso substitui a cor amarela. A razão para que todas as abelhas com ferrão mantenham o mesmo padrão colorido brilhante é dar um aviso aos predadores de que são perigosas. Depois de picar, as abelhas morrem, ao contrário das vespas. Isto porque o abdômen da abelha se rompe quando deixa em você o ferrão. A abelha prefere avisá-lo para se afastar e depois se sacrifica. Todas as abelhas com ferrão, que possuem os mesmos padrões de aviso e cores, reduzem o número de mortes de cada tipo de abelha. Na realidade, a coloração é um aviso tão bom para que os predadores se afastem e que outros insetos, como as moscas, a imitam.

Azuis e verde-metálicas

Nem todas as abelhas são negras e amarelas. A cor da abelha-do-suor sem ferrão é verde ou azul-metálica brilhante. Outra abelha sem ferrão, a abelha-de-pomar, também tem uma atraente cor verde-metálica. Essas abelhas geralmente são menores que as abelhas melíferas. Como suas primas maiores, vivem em comunidade, embora não produzam mel.

Abelhas com manchas

Uma abelha com manchas, na América, é a abelha-escavadora, espécie Holcopasites calliopsidis, cujo abdômen é marrom com manchas negras e pontos brancos. As abelhas-escavadoras, como seu nome sugere, cavam o chão para pôr ovos em áreas de grama esparsa. A abelha-escavadora é encontrada do Minnesota ao Tennessee. Embora essas abelhas de fato tenham ferrões, são conhecidas como uma espécie muito dócil. Ainda que não sejam consideradas abelhas sociáveis, tendem a selecionar locais semelhantes para fazer o ninho, assim pode haver muitas abelhas escavando em uma área de jardim ou gramado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível